Todo lixo eletrônico ou resíduo de equipamentos eletrônicos descartados, defeituosos, antieconômicos, objetos de diversas tecnologias, previsto no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos serão coletados e retirados no âmbito da Polícia Mil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Todo lixo eletrônico ou resíduo de equipamentos eletrônicos descartados, defeituosos, antieconômicos, objetos de diversas tecnologias, previsto no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos serão coletados e retirados no âmbito da Polícia Militar, pela Cooperar Reciclagem. Para isso foi assinada esta semana o Termo de Cooperação Técnica entre a Polícia Militar e a Empresa de coleta de equipamentos eletrônicos. De acordo com o comandante geral da PM coronel Fernando Prettz, com a retirada deste material por empresa especializada teremos maior proteção a saúde pública e qualidade ambiental.
Os resíduos retirados terão o destino adequado dentro das soluções sustentáveis para o reaproveitamento de todo material que possa retornar ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de recursos naturais renováveis e não renováveis. Para o diretor da empresa Cooperar Reciclagem, Roberto Goiany Xavier Santarém, a Polícia Militar é a pioneira no Estado de Rondônia em atender a Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010 que instituiu a Polícia Nacional de Resíduos Sólidos. Outras unidades particulares já atendem a essa determinação legal.
Segundo Roberto Santarém, são princípios da Polícia Nacional de Resíduos Sólidos, a prevenção e precaução, a visão sistêmica, na gestão dos resíduos sólidos, que considere as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública. Ele explica que a elaboração de um Plano Estadual de resíduos sólidos nos termos da Lei Federal é condição para que os Estados tenham acesso a recursos da União ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados a gestão de resíduos sólidos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!