Associação de Surdos é contemplada com terreno

O terreno fica localizado na Rua Olavo Bilac, esquina com Rua José de Anchieta, no conjunto habitacional Nova Esperança

Associação de Surdos é contemplada com terreno

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Prefeito de Cacoal Franco Vialetto recebeu na manhã desta sexta-feira (24) representantes da Associação de Pais e Amigos dos Surdos Águia de Cacoal (APASA), para assinatura de concessão de direito do uso de imóvel urbano destinado ao núcleo de geração de renda da Associação. 
O terreno localizado na Rua Olavo Bilac, esquina com Rua José de Anchieta, no conjunto habitacional Nova Esperança, mede 5.659,86 metros quadrados e será utilizado para a construção do núcleo de geração de emprego e renda dos portadores de deficiência auditiva do Município, e a construção da sede, visando o desenvolvimento de projetos que beneficiem a comunidade de pessoas portadoras da deficiência.
Auxiliado pela interprete em libras Marinalva Alves Martiniano, o professor de libras e Presidente da Associação, Odirlei Pegoraro, falou sobre a implantação do projeto educacional voltado para os surdos em Cacoal. “Nosso objetivo é implantar a escola bilíngue de Português e Libras, para desenvolver a inclusão dos deficientes auditivos do município. Hoje Cacoal tem mais de 300 deficientes que através deste projeto pioneiro no interior do estado, poderão estudar da 1° série do ensino fundamental ao 2° grau do ensino médio sem interrupção por falta de intérprete e ainda a oportunidade de capacitação para o mercado de trabalho”.
O vereador Mário Moreira Jabá, falou sobre o projeto. “Essa luta da Apasa vem correndo longos anos, a pasta desse processo já está se desfazendo com o tempo, essa solicitação é de 2006, mas nunca haviam ouvido esse clamor. Quando a Marinalva me procurou e contou sobre a necessidade da Associação não pensei duas vezes, conversei com o padre Franco e a proposta de Lei foi enviada pra Câmara, onde foi votada e aprovada”, relatou.
“Este é um momento de muita emoção, pois sabemos das limitações enfrentadas pelos deficientes todos os dias. O que eu peço é que vocês não desanimem. Estamos juntos batalhando para que essas diferenças sejam cada vez menores. Este terreno não é para uma empresa, é para as pessoas que vão usufruir em busca de uma melhora de vida e de sua própria superação, e é isso que torna esse momento ainda mais importante. A Prefeitura de Cacoal está de portas abertas e dará toda ajuda necessária para que este projeto torne-se real,” declarou o Prefeito Franco Vialetto.
LIBRAS é a linguagem usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida pela Lei. Estão garantidas no Brasil, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da língua brasileira de sinais como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. De acordo com as normas legais em vigor no País, as instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS