O consórcio explica que no último dia 23 de agosto recebeu uma carta da Santo Antônio Energia (SAE), a concessionária donos do empreendimento, na qual informava que não didispunha de recursos para pagar o custo das obras da usina.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Consórcio Construtor Santo Antonio (CCSA)da usina hidrelétrica de Santo Antônio, no rio madeira em Rondônia, começou nesta segunda-feira, 01/09, a demitir os trabalhadores que atuam no canteiro de obras.
De acordo com as empresas que integram o consórcio, cem operários foram dispensados nesta segunda-feira. Cerca de nove mil operários trabalham na obra atualmente. O CCSA em nota reiterou que os direitos dos trabalhadores serão respeitados.
O consórcio explica que no último dia 23 de agosto recebeu uma carta da Santo Antônio Energia (SAE), a concessionária donos do empreendimento, na qual informava que não didispunha de recursos para pagar o custo das obras da usina.
Segundo o consórcio, não o foi a primeira vez que a concessionária deixou de honrar seus compromissos com a obra. Por isso o consórcio afirma que decidiu dar rinício ao processo de desmobilização " com a consequente paralisação das atividades da obra e da fabricação dos equipamentos eletromecânicos, até que seja regularizada a situação".
A concessionária Santo Antõnio Energia explicou que a paralisação da obra decorre de sua notificação ao Consórcio Construtor "da iminência da falta de recursos para pagar os compromissos e medições.
Isto tudo, em função da suspensão das liminares obtidas pela Santo Antônio Energia no Superior Tribunal de justiça ( STJ), referentes ao Fator de Indisponibilidade das turbinas, e também à “excludente de responsabilidade”.
O CCSA tem como sócios as empreiteiras a Odebrecht e a Andrade Gutierrez, além das empresas Alstom, Bardella, Voith Siemens, Andritz e Areva, que fornecem equipamentos para a usina. As duas empreiteiras são também sócias da Santo Antônio Energia, a concessionária que vai explorar a usina pelos próximos 30 anos.
Em nota o CCSA destacou também que vem desempenhando seus trabalhos com antecipação ao cronograma previsto pelo Contrato, permitindo que a hidrelétrica Santo Antonio já tenha 31 Unidades Geradoras em operação comercial. A 32 Unidade Geradora já está integrada ao Sistema Interligado nacional (SIN).
A Santo Antônio Energia é uma sociedade formada por várias empresas, entre as quais a Odebrecht Energia (18,6%) e a SAAG Investimentos, cujo principal acionista é a Andrade Gutierrez (12,4%). Também integram o grupo Furnas (39%), fundo Caixa FIP Amazônia Energia (20%) e Cemig (10%).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!