Projeto socioambiental premiará lotes bem cuidados

Projeto socioambiental premiará lotes bem cuidados

Projeto socioambiental premiará lotes bem cuidados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

                                                                

Na última segunda-feira, 25, os moradores do reassentamento Santa Rita, comunidade localizada a 53 km de Porto Velho, participaram do lançamento do projeto socioambiental “Meu sítio, minha casa - quem ama cuida”, iniciativa cujo objetivo é promover hábitos e práticas de melhorias ambientais nos espaços domésticos internos e externos, além de incrementar a produção de alimentos destinados a garantir a segurança alimentar das famílias. A iniciativa terá a duração de 4 meses,  e além de Santa Rita, beneficiará outros dois ressentimentos - São Domingos e Morrinhos.

O projeto visa realizar ações com as famílias para promover a melhoria do ambiente, organização e hábitos de conservação de cada residência, e contribuirá com a segurança alimentar da família, através do incentivo para a produção de hortícolas, frutíferas, galináceos e seus derivados, no quintal e na propriedade de cada morador.

De acordo com a analista socioambiental, Marta Silveira, da Santo Antônio Energia, o projeto significa o resgate do compromisso de cada família com ações positivas relacionadas ao conceito de cuidar. “A ideia é que cada família adote atitudes positivas que sejam incorporadas no seu cotidiano e que estas ações tragam benefícios a todas as famílias reassentadas e motive o cuidado com o meio ambiente por meio dessas práticas”, afirmou.

Os membros da família serão capacitados e receberão materiais didáticos e informativos para saber como proceder na execução das atividades que serão avaliadas pelas equipes técnicas de ATES da Emater-RO e com auxílio da empresa Plenu’s Soluções em Gestão, que realizará o monitoramento, análise e avaliação mensal das ações desenvolvidas por cada família.

Serão nove quesitos a serem avaliados que envolvem limpeza e organização da casa (interno e externo) e dos móveis; limpeza, organização e paisagismo do entorno da residência; destinação dos resíduos; destinação de embalagens de agrotóxicos; condições dos animais domésticos; existência e condições de hortas domésticas; existência e condições de pomares domésticos; consumo de alimentos produzidos no lote e condições e armazenamento dos insumos recebidos.

O resultado será aferido por meio de metodologia que confere notas de zero a cinco pontos para cada item a ser avaliado, sendo que a nota zero corresponderá a nenhuma atividade realizada e a nota 5 a excelência na realização das atividades de organização e manutenção dos espaços e de produção para a segurança alimentar. As doze famílias que apresentarem os resultados mais expressivos serão premidas com motocicletas, roçadeira motorizada, freezer, pulverizador costal motorizado, micro-ondas, lavadoras de alta pressão, geladeira e televisão de 32 polegadas.

A campanha será executada no período de agosto a dezembro de 2014, pela parceria que a Santo Antonio Energia mantém com a Emater-RO, responsável pela motivação e capacitação das famílias; e com o apoio do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social Ecos do Madeira e com a empresa Plenu’s Soluções em Gestão Ltda.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS