Fumaça de queimadas em área rural cobre o céu da capital e doenças respiratórias enchem hospitais. Tempo seco atrai problemas de saúde como rinite, bronquite, entre outras.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Porto Velho-RO: A população da capital anda sofrendo uma série de problemas muito comuns nesta época do ano: altas temperaturas, baixa umidade do ar e com ela, as doenças respiratórias.
Os mais afetados são os idosos e as crianças, que lotam os hospitais de Porto Velho.
![]() |
A umidade registrada no sábado, 23/08, foi de 20%, e a fumaça originada de queimadas nas áreas rurais deixam a cidade em estado de alerta para esses problemas de saúde.
Os efeitos da ausência do vapor de água presente na atmosfera são sentidos frequentemente pelo organismo e ocasionam ressecamento nas mucosas nasais, secura na pele e boca, coceira na garganta e olhos.
Muitas pessoas tomam bastante líquido para evitar o desconforto e minimizar os impactos da presença de massa de ar quente e seco.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tempo seco e com baixa umidade atrai problemas de saúde como rinite, sinusite, bronquite e asma, além de outros problemas mais sérios como infarto e acidente vascular cerebral.
"Sempre nessa época meu filho fica com problema respiratório e de garganta. Ai procuro um médico pra fazer nebulização e espero esse tempo melhorar", disse o inspetor de escola José Alberto, que sempre tem que levar o filho Antony para ser medicado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
O número de atendimentos de pessoas com problemas respiratórios nos hospitais da capital, dobra nesta época do ano e quem sofre mais são os idosos e as crianças. "Cheguei ao centro às 7h30 e não conseguia enxergar nada na minha frente com tanta fumaça no ar", disse o aposentado Orlando Brito, de 63 anos, que enfrenta problemas de saúde nessa época de queimadas na cidade.
Para minimizar os sintomas e ajudar na prevenção, algumas receitas caseiras, como colocar um balde com água dentro do quarto, também contribuem para melhorar a qualidade do ar que chega aos pulmões.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!