O Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial que acontecerá no auditório do Senac em Porto Velho de 3 a 5 de setembro apresentará o caso de sucesso do Reca localizado no distrito rondoniesne de Nova Califórnia.
Por conta desses e de outros fatores, o empreendimento social recebeu, em maio último, da certificadora internacional IBD (Instituto Biodinâmico), a certificação como organização não governamental que desenvolve atividade socioeconômica através da exploração racional de sistemas agroflorestais – sem uso de agrotóxicos, desmate ou queimas de áreas, por exemplo.
O Reca, recebe sempre visitas de estudantes e pesquisadores de países como Peru, Bolívia e EUA que chegam, para conhecer suas instalações. As comunidades vêm fortalecendo seu espaço na economia local, graças ao trabalho de extrativismo praticado desde 1987, e ao plantio e a exploração de cupuaçu, pupunha, açaí, castanha-do-brasil e rambutã. Além disso, extrai essências das oleaginosas como copaíba e andiroba.
A produção do Reca beneficia diretamente a 360 famílias (e 700 indiretamente) primando pela consciência da importância da produção orgânica, tanto em função da exigência do mercado como dos benefícios que esse tipo de atividade provoca na saúde das pessoas.
.A certificação obtida junto ao IBD é para a produção de polpa e manteiga de cupuaçu, açaí e sua polpa, palmito de pupunha, andiroba e a fruta rambotã. , que são vendidos, para distribuidores de alimentos e para indústrias de cosméticos como a Natura, que há sete anos utiliza as essências em seus cremes hidratastes.
.Esmeraldo de Oliveira que é gerente comercial do RECA, informa que as pessoas interessadas em adquirir produtos como polpa de cupuaçu, de açaí, mel de abelha, geléia licor e frutas podem procurar o ponto de venda da produção que fica na avenida Brasília no bairro Nossa Senhora das Graças.”Vendemos no varejo e no atacado”,explica.
O secretário de Agricultura do Município Leonel Bertolin destacou que a Semagric apóia o RECA e vai apoiar o Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial porque a pasta conta com importantes projetos de agricultura familiar.
“Nossa proposta é oferecer condições para fixar o homem no campo mais com qualidade de vida”, frisou ele, ressaltando que na gestão Mauro Nazif foi instituída a Semana Municipal da Agricultura Familiar e, portanto, é um tema que merece prioridade. “2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar”, concluiu.