Ao menos dois corpos foram recuperados até agora; cerca de 44 pessoas nadaram até o porto após tragédia no rio Padma.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma balsa que transportava centenas de pessoas naufragou nesta segunda (4) no centro de Bangladesh matando ao menos duas pessoas e provavelmente muitas mais enquanto moradores horrorizados assistiam a tragédia a partir da costa, disseram autoridades.
Não ficou exatamente claro quantas pessoas estavam a bordo do MV Pinak porque os operadores da balsa em Bangladesh raramente fazem listas de passageiros. Segundo a mídia local, cerca de 250 passageiros estavam sendo transportados no momento da tragédia, mas os dados não puderam ser confirmados.
![]() |
Azizul Haque, que estava entre os cerca de 44 sobreviventes que nadaram para a costa, disse que pulou ao mar quando teve certeza do naufrágio.
"A balsa ficou descontrolada por causa do vento e da correnteza, inclinando de um lado para o outro", disse Haque, 30. "Então, o capitão pulou porque provavelmente soube do naufrágio. O rio estava agitado e havia muitos passageiros a bordo."
A balsa virou no rio Padma no distrito de Munshiganj, cerca de 44 quilômetros ao sul da capital, Dhaka.
Mais de quatro horas após a balsa naufragar, as autoridades disseram que ainda esperavam uma embarcação maior para lançar a operação de resgate adequada. Segundo o policial local Khalid Hossain, dois corpos foram recuperados até o momento.
"Estamos à espera de uma embarcação de resgate grande que está a caminho", disse Nurul Alam Dulal, um oficial de bombeiros local. "É muito difícil chegar ao local e não afundar."
Jasim Uddin, 35, estava entre a multidão que assistiu ao navio afundar gravou o momento do desastre em seu celular. Quando os sobreviventes começaram a chegar à costa, ele disse que estavam exaustos e entrou em pânico.
"Uma mulher quase nadou até a praia e foi resgatada por uma lancha", disse ele. "Ela estava chorando, dizendo que tinha duas filhas. Entramos em pânico. Todo mundo estava orando a Deus."
Enquanto a notícia do acidente se espalhava, cerca de 500 pessoas, incluindo parentes dos desaparecidos, se reuniram pela água, muitos deles chorando e segurando fotos de seus entes queridos.
Dezenas morrem em acidentes de balsa todos os anos em Bangladesh, onde os barcos são uma forma comum de transporte. O Padma é um dos maiores rios de Bangladesh e atravessa mais de 130 rios.
Normas de segurança precárias e superlotação são frequentemente responsáveis pelos acidentes. Em maio, cerca de 50 pessoas morreram em um acidente de barco no mesmo distrito.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!