Para o diretor Regional do SENAI, Silvio Liberato, a construção das novas unidades tem a finalidade de contribuir com o desenvolvimento da indústria local.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os membros do Conselho do SENAI/RO aprovaram, por unanimidade, durante a última reunião na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), os investimentos propostos pelo presidente Denis Baú, para a construção de quatro novas escolas denominadas de Centros de Excelência em Educação e Tecnologia – SENAI (CEET), respectivamente nos municípios de Pimenta Bueno, Cacoal, Rolim de Moura e Jaru, com previsão de entrega para janeiro de 2015.
Na oportunidade, Denis Baú, enalteceu trabalho dos lideres empresariais, notadamente os empresários Ivandro Behenck, Pedro Ferrazin, Biramar Rosa, Wagner Araújo, Idemar Orlette, João Goncalves, Pedro Bertelli, Antonio Nascimento, dentre outros que se empenharam para viabilizar o crescimento do Sistema FIEROno Estado. O presidente também agradeceu e parabenizou a contribuição do empresário Antonio Bisconsin, proprietário da indústria Concreaço de Cacoal, que doou o terreno onde será construída a escola SENAI daquele município.
Baú agradeceu o empenho do prefeito de Rolim de Moura, César Cassol – atualmente licenciado do cargo, e dos vereadores, da mesma maneira sublinhou o trabalho dos vereadores e do prefeito Jean Mendonça de Pimenta Bueno, e destacou a eficiência e agilidade dos vereadores e da prefeita Sônia Cordeiro do município de Jaru, pela doação dos terrenos para a construção das escolas de alta tecnologia, nestes municípios rondonienses.
“Esperamos que as novas tecnologias embarcadas nos CEETs que serão construídos, sirvam de indutor para o mercado em Rondônia, seja na produtividade da mão de obra ou na utilização da tecnologia inovadora, comparável ao que existe de mais moderno no mundo. A proposta arquitetônica foi desenvolvida com o objetivo de estabelecer uma identidade visual única, destacando o edifício na paisagem urbana por meio de uma linguagem contemporânea”, afirmou o presidente da FIERO.
Segundo ainda o líder empresarial, “o resultado deste trabalho aumentará a competividade, contribuirá para melhorar a qualidade do produto final e trazendo também a riqueza e prosperidade à indústria. Onde há prosperidade, existe emprego e toda a sociedade se beneficia. A Federação das Indústrias quer que os empresários e trabalhadores da indústria tenham elevado nível de conhecimento e se encaixem nas demandas existentes no mundo globalizado” argumentou Baú.
Nos espaços doados serão construídos prédios de três andares para abrigar a administração, 12 salas de aulas, oficina com 1.000 m2 e toda a estrutura de equipamentos distribuídos emquatrolaboratórios para a oferta de cursos profissionalizantes. O conjunto de investimentos a serem realizados na construção e montagem das oficinas e laboratórios deve ultrapassar R$ 25 milhoes. Cada CEET vai atender e capacitar cerca de 4.500 alunos por ano, em mais de 18 cursos de qualificação, de aperfeiçoamento, cursos técnicos, cursos de aprendizagem industrial e do Programa de Educação Básica e Educação Profissional (EBEP).
Por ocasião da aprovação da lei que possibilitou a doação do terreno em Jaru, a prefeita Sônia Cordeiro ressaltou o empenho e a visão empreendedora do presidente Denis Baú, que conseguiu o apoio da classe empresarial para que o projeto saísse do papel. “Nosso objetivo é dar oportunidade para que Jaru cresça, além disso, possa formar profissionais gabaritados para atender a demanda da indústria da nossa cidade" frisou.
O prefeito Jean Mendonça lembrou que a doação do terreno para a construção de uma unidade do SENAI vai capacitar os jovens e dar oportunidades à geração de empregos, fomentando a economia. “Pimenta Bueno é conhecida como a capital da indústria de Rondônia e tem se destacado como uma das cinco melhores do estado. Agradecemos a FIERO, que por intermédio de Denis Baú vai trazer uma infraestrutura capaz de agregar a juventude e formar novos profissionais para atender as demandas da nossa indústria” finalizou.
Do mesmo modo, o prefeito de Rolim de Moura, quando da inauguração do Laboratório de Alimentos, comentou da importância do empreendimento para a região. “A nova Escola do SENAI vai contribuir com nosso parque industrial, tirando os jovens da ociosidade para utilizarem o tempo disponível com a educação profissional. Também os trabalhadores locais que poderão ter, através do SENAI, o aperfeiçoamento na capacitação profissional. Assim, o empresariado pode projetar novos investimentos, pois sabe que é possível garantir a mão de obra especializada no próprio município.”
Para o diretor Regional do SENAI, Silvio Liberato, a construção das novas unidades tem a finalidade de contribuir com o desenvolvimento da indústria local. “O SENAI-RO trabalhando em sintonia com os empresários industriais representados pela FIERO,certamente levarápara os municípios contemplados, inúmeros benefícios para a população, sobretudo na melhoria da competitividade, com reflexos no aumento do poder aquisitivo dos trabalhadores, disponibilizando cursos de qualificação profissional, que acarretarão melhores condições de vida para as famílias rondonienses. Nossa previsão é que as unidades estejam funcionando no começo do próximo ano” afirmou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!