Fórum dos 31 anos do TCE é encerrado com palestra sobre controle dos gastos públicos

Em sua exposição, o professor Vidal Serrano inicialmente traçou um histórico da consolidação do sistema federativo do Brasil, abordando o princípio da simetria entre as normas jurídicas da Constituição Federal e as regras estabelecidas nas Constituições E

Fórum dos 31 anos do TCE é encerrado com palestra sobre controle dos gastos públicos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Encerrou-se nessa terça-feira (27), no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Porto Velho, o III Fórum de Direito Constitucional e Administrativo aplicado aos Tribunais de Contas, realizado pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Escola Superior de Contas (Escon). Autoridades, comunidade acadêmica, gestores e servidores públicos participaram do evento, que comemorou os 31 anos de instalação da Corte de Contas.

A palestra Políticas e Estratégias Governamentais de Controle dos Gastos Públicos, ministrada pelo procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), Vidal Serrano Júnior, finalizaram a programação do fórum, que ao longo de dois dias teve, como palestrantes, estudiosos e juristas de renome nacional, com notório conhecimento jurídico-administrativo.

Em sua exposição, o professor Vidal Serrano inicialmente traçou um histórico da consolidação do sistema federativo do Brasil, abordando o princípio da simetria entre as normas jurídicas da Constituição Federal e as regras estabelecidas nas Constituições Estaduais e nas Leis Orgânicas Municipais.

Especificamente sobre o controle dos gastos públicos, o palestrante enfatizou a participação dos Tribunais de Contas, cuja fiscalização dos atos e procedimentos no âmbito administrativo é chancelada constitucionalmente, bem como outras legislações pertinentes. “Os Tribunais de Contas são um mecanismo de fiscalização estável e importantíssimo para o controle da administração pública”, completou.

 

ENCERRAMENTO

O encerramento oficial do III Fórum de Direito Constitucional e Administrativo foi feito pelo conselheiro presidente José Euler Potyguara Pereira de Mello, que, além de agradecer à participação de todos os palestrantes, disse que a realização do evento foi o modo encontrado pelo TCE-RO para não só celebrar seus 31 anos, mas socializar o conhecimento para seus servidores e também para a comunidade acadêmica e todos que tiveram a oportunidade de assistir às palestras.

Para realizar o evento, o TCE/Escon teve a parceria da Ulbra, Faculdade São Lucas, Faculdade de Rondônia (Faro), Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB-RO) e Água Mineral Kaiary.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS