Governador sobrevoa distritos ribeirinhos do baixo Madeira

Governador sobrevoa distritos ribeirinhos do baixo Madeira

Governador sobrevoa distritos ribeirinhos do baixo Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O distrito de Nazaré, região ribeirinha do Baixo Madeira, a cerca de 200 quilômetros de Porto Velho, precisará de um tratamento diferenciado para a sua reconstrução. A constatação é do governador Confúcio Moura que sobrevoou e visitou a localidade na tarde desta segunda-feira (26) em companhia do deputado Ribamar Araújo (PT), presidente da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa e do coordenador da Defesa Civil estadual, coronel BM Lioberto Ubirajara Caetano.
O governador deixou o hangar por volta das 14h30, em uma aeronave a serviço da Defesa Civil, pilotada por dois policiais militares e retornou às 18 horas. Em princípio, seriam visitadas as comunidades de Calama, Nazaré e São Carlos, mas esta última acabou sendo deixada para outro dia em razão do tempo que demandou em Nazaré. “Precisamos de mais tempo do que havíamos previsto”, salientou Confúcio, que viu em Calama uma situação sob controle e mais fácil para se trabalhar. O caos verificado em Nazaré deixou o governador sensibilizado. “Deparamos ali com uma população psicologicamente abatida e sem rumo e que aguarda solução do estado e município”, expressou Confúcio Moura. Segundo o governador, não será possível esperar por recursos federais, porque as respostas para Nazaré precisam ser urgentes e não podem depender da burocracia comum da administração pública. Admitiu que serão necessários recursos consideráveis, mas que não dá para delimitar o valor. Mas que todo o esforço será envidado para que as comunidades que perderam casas, materiais de trabalho durante a enchente possam ter seus problemas solucionados.
Nazaré foi atingida 100%, só a escola estadual e uma casa escaparam da cheia. Os moradores foram abrigados na escola, em barracas ou levados para outras localidades, como Porto Velho. Boa parte das casas não tem condições de serem recuperadas. A solução será a construção de novas unidades. Devido a urgência, o governo vai auxiliar na construção de casas de madeiras para que a população possa voltar à normalidade no próprio distrito ou em localidades próximas. Com construções mais duradouras posteriormente. Projeto que poderá demandar cerca de um ano. A ajuda poderá ser em recursos financeiros ou materiais, vai depender de cada caso, explanou Confúcio.
A recuperação da economia dos distritos também é uma preocupação do governador. Segundo ele há agravantes, pois houve perda total de lavouras, equipamentos e ferramentas, além das pequenas agroindústrias que funcionavam nas regiões, como fabricação de queijo e farinha. “Precisamos socorrer aqueles irmãos rondonienses com muita urgência”, enfatizou. Em Calama, segundo ele, os levantamentos estão mais adiantados, porque a região foi menos afetada que as demais.
Paralelamente à reconstrução da vila de Nazaré, o governo quer também iniciar os estudos e projetos para reconstrução das orlas do rio Madeira, com cercas de contenção. Este trabalho, segundo o próprio governador demandará um pouco mais de tempo, mas precisa ser iniciado logo, para que não haja surpresas no próximo ano.
O deputado Ribamar Araujo, que preside a Frente Parlamentar, destacou que o cenário que se observa, lembra um cenário de guerra. “É uma situação muito triste, mas que o governo está buscando resolver. Segundo ele, a Assembleia Legislativa está solidária às comunidades atingidas e também ao governo para a reconstrução e acredita que em pouco tempo as famílias atingidas vão poder recuperar não somente os bens perdidos, como a auto estima.
Para o coordenador da Defesa Civil, coronel Caetano, o quadro que se vê agora já era esperado com o fim da enchente. Mas ele acredita que com o plano de reconstrução proposto, discutido e aprovado por todos os órgãos envolvidos, a partir do dia 30 já se comece a desenhar muitas soluções. Caetano enfatizou que foi muito positiva a visita do governador aos distritos de Calama e Nazaré, porque ele teve a oportunidade de avaliar in loco a situação material e emocional dos moradores.
Na quarta-feira (28) o governador Confúcio Moura vai visitar as comunidades de Nova Mamoré e Guajará Mirim e na semana que vem está prevista uma visita a São Carlos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS