O dia 19 de maio é a data reservada para comemoração nacional ao dia da Defensoria Publica e do Defensor Público. Em Rondônia, a AMDEPRO preparou atividades que atendem à população carente e demonstram como o alcance dos serviços prestados pela Defensoria
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O dia 19 de maio é a data reservada para comemoração nacional ao dia da Defensoria Publica e do Defensor Público. Em Rondônia, a AMDEPRO preparou atividades que atendem à população carente e demonstram como o alcance dos serviços prestados pela Defensoria seria maior e melhor caso o efetivo de servidores fosse adequado à demanda social.
Através do projeto (protesto) Defensoria Ideal, defensores públicos, assistentes sociais e psicólogos prestarão atendimento à população carente de Porto Velho dia 19, na rodoviária e dia 21, no posto avançado da defensoria na zona leste da capital, localizado paróquia São Tiago (Rua Mané Garrincha, 3154, bairro Socialista). Os atendimentos contemplam as áreas cível e criminal, começam as 14 horas e terminam as 18 horas.
O atendimento jurídico de qualidade e gratuito à população carente, através do trabalho da Defensoria Pública, é garantido por lei. Com a realização destes mutirões de atendimento, a associação dos defensores pretende demonstrar à sociedade como seu trabalho gera economia aos cofres públicos.
Segundo o Presidente da Associação, André Villas Boas, o Defensoria Pública Ideal “busca demonstrar como seria o serviço prestado pela Defensoria Pública se todas as vagas de Defensor estivessem preenchidas, numa situação ideal”.
A economia é nítida se comparados os serviços prestados pela Defensoria com os valores pagos a advogados contratados para exercer a função em substituição ao Defensor, nas mesmas situações jurídicas, utilizando o quadro de valores que a OAB-RO define como parâmetro.
Defensoria Ideal em Ji-Paraná X Economia ao Estado
Na última etapa de atendimentos do Defensoria Ideal, realizada em maio na cidade de Ji-Paraná, foram elaboradas 287 peças que atingiriam, segundo a tabela de preços da OAB-RO (valores básicos), R$ 332,180,00. Este real significado em valores é a economia que o trabalho da Defensoria pode gerar em contrapartida ao Estado, se todas as vagas de Defensor estivessem preenchidas.
Programação Semana do Defensor:
Estão agendadas outras atividades para a semana de atividades comemorativa, confira:
• 19/05, segunda-feira: Atendimento jurídico à população carente na rodoviária de Porto
Velho, das 14hs às 18hs;
• 20/05, terça-feira: Sessão solene na Assembleia Legislativa, a partir das 15 horas;
• 21/05, quarta-feira: Atendimento de famílias no posto da DPE localizado na zona leste de
Porto Velho, das 14 às 18 horas;
• 22/05, quinta-feira: Palestra de educação em direitos na Escola Estadual Carmela Dutra;
• 23/05, sexta-feira: Entrega dos alimentos arrecadados na campanha AMDEPRO Solidária, à população atingida pelas cheias do rio Madeira à Defesa Civil.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!