Por volta das 20hs30min de sábado (17) uma guarnição da policia militar que se encontrava em patrulhamento pela Avenida Tancredo Neves, foi abordado por um policia militar de folga que informou que havia sido comunicado de um roubo em andamento em uma residência na 4ª Rua do Setor 03.
De imediato a guarnição se deslocou pro local e realizou patrulhamento em toda extensão da 4ª rua, quando desconfiaram de duas motocicletas que estavam na frente de uma residência, com a chave na ignição, momento em que os policiais desembarcaram da viatura e averiguou o interior do pátio da residência, ainda do lado de fora do portão, e constatou pelo pedido de socorros e a voz alta dos agentes, que era real o roubo.
De imediato a guarnição pediu apoio das demais viaturas, cercaram a residência e iniciaram o primeiro contato verbal com os assaltantes, que se demonstraram muito ríspido proferindo inclusive ameaças contra os policiais.
Logo em seguida chegou ao local o Delegado Regional Thiago Flores que foi acionado por um amigo que estava com o mesmo e recebeu o pedido de socorro via Whats App de uma das vítimas que era mantida como refém trancada em um dos banheiros da residência.
A negociação com os assaltantes duraram cerca de 01:30 minutos, sendo exigido pelos assaltantes a presença da imprensa e de alguns familiares.
A todo momento um dos assaltantes identificado como sendo Robson Alves dos Santos, 25 anos empunhava uma faca e Rafael Evangelista, 20 anos juntamente com Rafael Fernandes de Oliveira Lopes, 20 anos se revezavam quando empunhava uma arma tipo revolver calibre 38 com 06 munições intactas.
Durante a negociação os assaltantes se revezavam dispondo as vitimas a sua frente como escudo humano com a arma de fogo apontada nas cabeças de suas vitimas.
Aos poucos foi negociada a liberação das vitimas, que teve o êxito da liberação de duas vitimas.
Na Delegacia após averiguar os fatos uma das testemunhas relatou que havia um combinado via contato telefônico entre a menor J.S.S, 17 anos, esposa de Rafael Fernandes, para que no momento da liberação das duas primeiras reféns, fosse entregue uma quantia de dinheiro bem significativa pela aparecia das notas, dinheiro esse de propriedade das vitimas, e um aparelho celular de cor branca da marca Samsung, um relógio de pulso de cor dourado da marca Champion e uma corrente de metal dourado, de propriedade duvidosa, para que os milicianos não tivessem conhecimento do fato, sendo um acordo feito sob ameaças às vitimas.
Posteriormente na seqüência, mais duas reféns foram libertadas, permanecendo um total de três Reféns restantes, e somente no final da ocorrência, com a rendição dos três agentes, à liberação das três reféns restantes no interior da casa.
Durante o registro da ocorrência na delegacia, um novo fato aconteceu, quando umas das vitimas da residência foi surpreendida no local dos fatos, recebendo a visita das duas mulheres de dois dos três agentes, acompanhada de outros três homens não identificados, onde possivelmente foi um trato combinado entres ambas e os assaltantes presos, ainda no local dos fatos através ligação telefônica, onde chegaram exigindo um aparelho telefônico de um dos presos.
Diante dos crimes de ameaça e por terem compactuado com os assaltantes presos, a todos foi dada voz prisão, sendo que aos três assaltantes presos foram os crimes de roubo, cárcere privado, porte ilegal de arma de fogo e ameaças contra a vida das vitimas.
Os objetos do roubo 01 relógio de pulso da marca Champion de cor dourado, 01 anel dourado, 01 brinco dourado, 01 corrente de cor dourada, 01 pingente de cor dourado e uma quantia de R$ 801,00 e os objetos apreendidos de posse dos assaltantes foram apresentados na delegacia juntamente dom os presos para as devidas providências.
Rafael Evangelista já foi conduzido a Delegacia por arruaça no dia 19/10/2011 onde saiu juntamente com outros dois adolescentes batendo nos portões das residências durante a madrugada e ainda removeu tampa de bueiro e abandonou em frente a uma residência.
Rafael Fernandes de Oliveira Lopes foi preso no dia 04/04/2010 por uma tentativa de furto na Avenida Tabapuã, Setor 03. Foi preso no dia 17/06/2010 quando tinha 17 anos por participação em um latrocínio no Bairro Jardim Europa, município de Ariquemes. Foi preso no dia 18/11/2010 após realizar um roubo a pessoas na 10ª Rua do Setor 06. Foi preso no dia 26/01/2012 na Rua Campinas, Setor Jardim Paulista portando um revólver calibre 38. Foi preso no dia 07/02/2012 após participar de um roubo a residência na 5ª Rua do Setor 06. Foi preso no dia 15/08/2012 após participar de um roubo a residência na 10ª Rua do Setor 03.
Robson Alves dos Santos teve ocorrência registrada em seu desfavor no dia 01/07/2011 quando era interno no CESEA do município de Ji-Paraná – RO após ameaçar de morte um sócio educador dizendo que o mataria assim que pegasse a liberdade. No dia 14/05/2011 ainda no CESEA de Ji-Paraná Robson tentou colocar fogo nos colchões e quando os sócio educadores tentaram impedi-lo avançou sobre os mesmos de posse de “Xuxos” na tentativa de matar os mesmos. No dia 30/05/2011 no município de Rolim de Moura destruiu parte do forro de madeira da unidade de recuperação de menores infratores e de posse de pedaços do forro destruiu as câmeras da unidade. Foi apreendido no dia 02/08/2010 no município de Ji-Paraná por motivo de brigas. Foi preso no dia 11/03/2010 foi preso ao tentar furtar uma loja de confecções no Centro do município de Ji-Paraná.