Repasses do Governo Federal irão diretamente para o Município

Repasses do Governo Federal irão diretamente para o Município

Repasses do Governo Federal irão diretamente para o Município

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a finalidade de formar um fórum de gestores para a fase de reconstrução, que é das etapas referentes ao estado de calamidade pública decretado pelo Governo do Estado em 03 de abril e reconhecido pelo Governo Federal no dia 29 do mesmo mês, reuniram-se para uma reunião prévia o representante da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Júlio Hector Marin, a deputada federal, Marinha Raupp, o comandante do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Lioberto Caetano, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Coronel José Pimentel, e representantes da Caixa Econômica Federal, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e também de outros órgãos federais e estaduais.

Segundo informou o Coronel Pimentel, a reunião foi importante não apenas para encaminhar a formação do Fórum, mas também porque possibilitou tratar da questão dos repasses realizados pelo Governo Federal para efetivar as fases de socorro e assistência aos atingidos pela cheia do rio Madeira, no município de Porto Velho. Os recursos vinham sendo absorvidos pelo Estado que repassava produtos necessários para efetivar diversos serviços assistenciais. Marin esclareceu que nesses casos há possibilidade de vinculação direta dos municípios com o Ministério da Integração, não sendo obrigatória a mediação do estado. As instruções protocolares estabelecem diferenças entre “rito sumário”, situação em que um estado absorve os recursos e repassa materiais aos municípios, e de “rito ordinário”, situação em que um município pode receber diretamente os recursos federais. Segundo o representante da Presidência da República, o Plano de Resposta Municipal pode ser encaminhado diretamente ao Governo Federal, sem necessária intermediação do Estado. “Isso poderia estar acontecendo dessa forma desde o início, mas agora podemos reorganizar tudo, de maneira que os recursos passem a chegar diretamente. Isso vem em bom momento, porque o atendimento com cestas básicas e outros produtos para socorro a cerca de quatro mil famílias atingidas estava acarretando sobrepeso às contas municipais, já que grande parte das aquisições vinha sendo feita com recursos municipais”, afirmou o coordenador municipal.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS