MPF recomenda medidas de segurança para transporte escolar

Segundo o MPF, as irregularidades nos transportes escolares comprometem segurança dos alunos

MPF recomenda medidas de segurança para transporte escolar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público Federal (MPF) em Ji-Paraná expediu recomendação ao prefeito de São Felipe do Oeste, José Luís Vieira, e ao secretário de Educação, Cleber Carlos Vieira, para garantir a segurança no serviço de transporte escolar de acordo com as exigências do Código de Trânsito Brasileiro e do Conselho Nacional do Trânsito (Contran). A prefeitura tem 30 dias para informar se acatará a recomendação e informar as providências adotadas.
O MPF recomendou, ainda, que o Município retire de circulação os veículos mais antigos, sem condição de uso. Bem como, realize consertos, reparos e manutenções nos transportes em utilização.
A recomendação decorre de procedimento instaurado pelo MPF para apurar as condições do transporte escolar no Município. De acordo com relatório realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), foi constatado que a frota de ônibus utilizado pelo município de São Filipe do Oeste está em condições precárias de conservação e alguns veículos possuem mais de vinte anos de uso, comprometendo a segurança das crianças e dos jovens que utilizam esse meio de transporte.
Segundo consta na recomendação, foram duas vistorias realizadas para apurar as irregularidades nos veículos. A primeira foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) que apontou diversas falhas relacionadas à segurança do transporte escolar.
A segunda vistoria foi realizada pelo procurador da República José Rubens Plates, do MPF em Ji-Paraná, que certificou que o Município não atende as exigências de inspeções semestrais, obrigatoriedade de cinto de segurança em número igual a lotação do veículo e tacógrafo em todos os veículos de transporte escolar.
Caso as medidas recomendadas não sejam acatadas, o MPF poderá adotar as medidas administrativas e ações judiciais cabíveis.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS