Vereador Sid Orleans defende participação do COREN no Conselho Municipal Antidrogas-COMAD
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O vereador Sid Orleans esteve na manhã desta última sexta feira participando da segunda reunião do Conselho Municipal Antidrogas – COMAD e apresentou diversas propostas para alavancar a política pública voltada à prevenção dos diversos tipos de drogas bem como a promoção e a reabilitação da saúde das pessoas que sofrem deste tipo de dependência.
O Parlamentar, na época do governo Bianco instalou o primeiro Centro de Atenção Psicossocial do estado de Rondônia que funcionou por muitos anos na Policlínica Oswaldo Cruz e conseguiu recursos na época em que foi Secretário de Saúde de Porto Velho que viabilizou o primeiro CAPS Álccol e Drogas na Capital.
“Fiquei feliz pelo convite. O principal desafio é conhecer todas as instituições e pessoas que trabalham com ações antidrogas no município e agregar toda esta força numa política pública integrada ao poder público, eficiente que venha a surtir resultados positivos e por isto sugeri um Forúm que reúna e cadastre estes atores; o COMAD é a instância mais importante neste processo aglutinador, comenta o vereador”.
Orleans durante a reunião lamentou a ausência do Conselho Regional de Enfermagem na composição do COMAD.
“A história da psiquiatria, da assistência ao dependente químico e a conquista de recursos para no município na área de Saúde Mental se efetivaram e se efetiva até os dias de hoje pelas mãos de muitos enfermeiros e enfermeiras. Não consigo imaginar este Conselho sem um representante da enfermagem, já como temos representação médica e de psicologia, desabafa o vereador.
Como muitas instituições não estão se fazendo presente, o presidente Jorge Elarrat se comprometeu a formular o convite ao COREN e elogiou a propositura do Parlamentar em realizar o Fórum no mês de maio. “Este é o mês das mães, das mulheres que sofrem com seus filhos perdendo a vida afundados nas drogas, finaliza Orleans.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!