Governo monta base em Nazaré para atender desabrigados

Governo monta base em Nazaré para atender desabrigados

Governo monta base em Nazaré para atender desabrigados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Coordenador da Defesa Civil do Estado e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Lioberto Ubirajara Caetano de Souza juntamente com o representante do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (GADE), do Ministério da Defesa Civil Nacional, Roosevelt Ferreira Pires sobrevoaram a região do baixo e médio madeira na tarde de segunda-feira, 3, para acompanhar os trabalhos de socorro às vitimas da enchente, que já atingiu mais de duas mil famílias em todo o Estado, deixando desabrigadas cerca de 10 mil pessoas.
A enchente atinge vários municípios do Estado, mas a situação mais greve é dos moradores ribeirinhos às margens do rio Madeira, principalmente do distrito de São Carlos que está totalmente de baixo d’água. O governo do Estado em parceria com a União está montando uma base no distrito de Nazaré para alojar as famílias atingidas pela enchente.
Segundo o Cel. BM Caetano estão sendo montadas 75 barracas nos próximos dois dias e conforme a evolução do nível da água do rio Madeira deverão ser montadas mais 200 barracas. O local está sendo chamado pelos desabrigados de cidade de lona. O governo do Estado também está levando infraestrutura para a localidade para atender a população.
Será montada uma base do governo no local que irá administrar todo o trabalho como distribuição de cestas básicas, água potável, atendimento médico, além de manter na localidade uma aeronave e um helicóptero para dar assistência à população desabrigada. O Exército montou uma antena de celular para facilitar a comunicação. Os distritos ao longo do rio Madeira estão sem energia elétrica, o motor que gerava energia também foi alagado.
O representante do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (GADE), do Ministério da Defesa Civil Nacional, Roosevelt Ferreira Pires, disse que o governo federal tem ajudado o Estado e os municípios, inicialmente com Plano de Resposta no valor de R$ 564 mil e, num segundo momento, com a decretação de estado de emergência, onde deverão ser liberados R$ 16 milhões na próxima semana.
A situação dos moradores é desesperadora. Grande parte deles perdeu tudo que tinha. É o caso de Francisco Sales, que perdeu a casa em que morava com a família e uma pequena mercearia que lhe garantia o sustento da família. A situação de Vôneide Marcolino Pires também não é diferente. Ela o marido, os filhos, a mãe e os irmãos estão abrigados em uma igreja que também está prestes a ser atingida pela água. Esta é a maior enchente dos últimos cem anos e os prejuízos ainda são incalculáveis.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS