Na tarde do dia 17 de fevereiro de 2014, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, desembargador Péricles Moreira Chagas, reuniu-se com o general André Luis Novaes Miranda, comandante da 17ª brigada de selva, para tratar de assuntos relacionados a cheia do madeira e seu impacto às dependências do TRE-RO. Também participou do encontro o juiz ouvidor, Juacy dos Santos Loura Júnior.
Por força do aumento diário do nível do rio madeira, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia iniciou no último sábado (15) a mudança temporária de suas instalações. Tal medida visa a garantir a integridade de pessoas e equipamentos, além de garantir a continuidade dos preparativos do pleito eleitoral 2014.
Antes de definir pela mudança provisória para o CPA – Centro Político Administrativo do Governo de Rondônia, o TRE-RO oficiou a diversos órgãos, do âmbito Federal, Estadual e Municipal, consultando sobre a possibilidade de cessão de prédios públicos. Com base no princípio da economicidade, a primeira opção de imóveis para receberem a estrutura do TRE-RO foi a utilização de prédios públicos.
O general Novaes trouxe em mãos documento informando que o Exército não dispõe de prédio disponível, contudo colocou a Brigada de Selva à disposição da Justiça Eleitoral para colaborar de outras maneiras.
Novaes informou ao presidente que auxiliará a Justiça Eleitoral na distribuição da Cartilha do Eleitor, pois a brigada de selva, rotineiramente, realiza operações junto às comunidades ribeirinhas, oportunidade em que seus homens poderão entregar o material aos eleitores.
Ao término da reunião ficou consignado que será agendado um treinamento específico para os homens da brigada de selva, objetivando que estes possuam conhecimentos mínimos para orientar e sanar dúvidas dos eleitores em regiões de difícil acesso.
A cartilha foi elaborada pela Ouvidoria Eleitoral e servirá como um guia prático de cidadania, contendo informações essenciais sobre o processo eleitoral. A cartilha do eleitor será lançada oficialmente no dia 27 de fevereiro.