Após um ano e dois meses da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) na primeira unidade da Justiça do Trabalho que abrange a jurisdição nos estados de Rondônia e Acre, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região já recebeu mais de 13 mil processos, com 2.791 advogados cadastrados com certificação digital, aptos a utilizarem o sistema.
Das 32 Varas do Trabalho, 22 já funcionam com o PJe-JT e até o dia 7 de abril 100% estará funcionando com o sistema. A Vara do Trabalho na cidade de Guajará-Mirim (RO), “Pérola do Mamoré”, encerrará a fase de implantação.
O sub-coordenador do Comitê Gestor Regional do PJe-JT, o juiz do trabalho Antônio César Coelho, ressalta que serão implantados em 10 Varas do Trabalho em apenas duas semanas, sendo cinco no interior do Acre e outras cinco no interior de Rondônia. “Para isso uma Equipe de técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal já está se deslocando para as cidades respectivas para preparação e checagem de todos os equipamentos”, concluiu Coelho.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), Robert Rosa, os magistrados, servidores, advogados e procuradores do trabalho têm participado dos treinamentos para utilização do novo sistema e isso tem ajudado no sucesso do Processo Judicial Eletrônico na 14ª Região.
Dados do TST
"Os dados estatísticos extraídos do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) comprovam que, no ano de 2013, as unidades que o adotaram tiveram uma redução no prazo médio entre o ajuizamento da ação e a prolação da sentença de 57% no rito sumaríssimo e de 66% no ordinário. Atualmente mais de 937 Varas já contam com o sistema implantado. São mais de 28 mil servidores, 3 mil magistrados e 235 mil advogados trabalhando nos mais de 950 mil processos."