GREVE NO DETRAN – Semana inicia com atendimento caótico
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
![]() |
Para a representante das auto escolas o atendimento está caótico, com um sistema de senha, principalmente para novas habilitações, totalmente precário, com datas e horários de emissão errados e uma demora insuportável, já que o sistema fica a maior parte do tempo fora do ar. Para comprovar estas afirmações, um dos grevistas dirigiu-se ao setor de senhas as 9h19, onde uma placa informava "Sistema fora do ar", e solicitou uma para habilitação, sendo que o atendente imprimiu e forneceu a senha de número 153, na qual estava escrito "Hora= 5:45 Data= 15/05/2013". O descontrole e o caos é generalizado na Cometran de Porto Velho e se reproduz nas Ciretrans do Interior, que dependem do funcionamento do sistema.
O presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (SINDEST) reforçou as denúncias das auto escola e acrescentou que a precariedade no atendimento do DETRAN tem várias causas, sendo as principais a falta de investimento em instalações adequadas, muitas das quais são alugadas, adaptadas e estão sem manutenção; equipamentos obsoletos e insuficientes; falta de funcionários e excesso de cargos comissionados, em torno de 30%; falta de investimentos no setor de informática que constantemente apresenta problemas. Além das condições de trabalho o Sindicato denúncia o descaso com os servidores, que precisam de revisão no Plano de Carreira Cargos e Remuneração (PCCR); aprovação de leis que retiraram direitos, como o de participação no Conselho da Autarquia e a proibição de comissionados na área de informática.
Para o presidente da CUT, Itamar Ferreira, o descaso da administração do DETRAN com os servidores e com a população fica caracterizado com a ausência de qualquer negociação, mesmo após quase dois meses de greve. "É uma postura truculenta e lamentável, pois além de se recusar o diálogo o vice-governador Airton Gurgacz ainda autorizou o desconto ilegal dos dias de greve. Isso prolonga a paralisação, prejudicando a todos: servidores, autarquia e a população. Esperamos que o bom senso prevaleça e o diálogo seja iniciado".
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!