Extrativistas do rio Mamu serão assentados em Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cerca de 20 das 50 famílias que residiam em seringais bolivianos do Rio Mamu, Província Federico Román, Departamento de Pando, serão assentadas numa área localizada no Estado de Rondônia.
O restante das famílias optou pelo assentamento no Estado do Acre. Numa reunião realizada na manhã de hoje (23) na Biblioteca Municipal de Extrema e coordenada pelo Professor Marquelino Santana, as famílias disseram que nunca perderam as esperanças de que este dia pudesse chegar e que eles fossem definitivamente assentados em Território Federal Brasileiro.
Na semana passada o Professor Marquelino recebeu a visita de integrantes do Consulado Brasileiro de Cobija e da Organização Internacional para Migrações, um organismo da Organização das Nações Unidas, onde estiveram reunidos em Extrema para falar sobre o andamento das negociações realizadas com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Na oportunidade Marquelino recebeu do Cônsul Brasileiro Guillermo Esnarriaga a lista das famílias interessadas em se fixarem em Rondônia e a documentação exigida pelo INCRA para que o processo de assentamento pudesse ser agilizado com maior rapidez.
Damião Gomes disse que apesar das humilhações sofridas pelos nossos extrativistas em território boliviano, em nenhum momento nossos brasileiros apelaram para a violência, e deixaram que as autoridades nacionais e internacionais intermediassem as negociações de forma pacífica e constitucional, respeitando a soberania das nações envolvidas na questão de forma inteiramente diplomática. Marquelino está trabalhando agora no sentido de regularizar a documentação dos extrativistas, visto que a grande maioria dos nacionais brasileiros não possui a documentação exigida pelo INCRA.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!