Rondônia tem 286 inscritos no Enem para privados de liberdade

Rondônia tem 286 inscritos no Enem para privados de liberdade

Rondônia tem 286 inscritos no Enem para privados de liberdade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade será realizado nesta terça (3) e quarta-feira (4). Cerca de 30 mil pessoas devem fazer o exame em unidades prisionais de todo o Brasil. Em Rondônia, 286 reeducandos estão inscritos. Um crescimento de 118% com relação ao ano passado, quando 131 apenados fizeram o exame e de mais de 300% se comparado aos 69 participantes de 2011.
De acordo com a professora do Setor de Atendimento ao Apenado (Stea) da Secretaria de Justiça (Sejus), Irlei Rodrigues, estes números representam o avanço dos projetos de reinserção social desenvolvidos pelo Governo de Rondônia, em especial os voltados para a educação de detentos, e consequentemente a melhora na oferta de ensino nas unidades penitenciárias do estado.
“Em três anos o Governo da Cooperação conseguiu triplicar o número de apenados participando do Enem. É o resultado do trabalho que estamos desenvolvendo e que há algum tempo já vem gerando ótimos resultados, por exemplo, os reeducandos que estão fazendo faculdade. Alguns estão até no regime fechado, o que há alguns anos seria inacreditável”, comemorou a secretária de Justiça, Elizete Lima.
Em Porto Velho, o reeducando Joel Pereira de Araújo, que é monitorado eletronicamente através do uso de tornozeleira, afirma que dedicou os últimos três meses para se preparar para o exame. Esta já é a segunda vez que o apenado participa do Enem com o objetivo de entrar para a faculdade. Segundo ele, sua principal dificuldade é a redação. Caso seja aprovado, Joel já sabe o que vai estudar: Educação Física ou Veterinária. “A minha primeira opção é veterinária porque eu gosto muito de animais e sempre trabalhei em sítio, com gado e cavalo, mas se eu não conseguir vaga para esse curso, a segunda opção é Educação Física, uma área que eu também gosto muito”, disse.
Além da possibilidade de cursar uma faculdade, o Enem também possibilita a conclusão do Ensino médio e obtenção do certificado para os candidatos que forem aprovados.
Prova
A prova será feita em duas etapas, no mesmo formato do Enem tradicional, mas com questões diferentes da prova que foi aplicada em outubro. Nesta terça-feira (3) os reeducandos têm 4h30min para responder 90 questões sobre ciências humanas e ciências da natureza. E amanhã (4), terão 5h30min para fazer a redação e responder mais 90 questões sobre linguagem e matemática.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS