Representantes de núcleos que atendem a 200 empresas em Rondônia estiveram em Ji-Paraná.
Representantes do Sebrae e Federação das Associações Comerciais de Rondônia [Facer] discutiram recentemente em Ji-Paraná, durante o 2º Encontro Estadual do Empreender, as estratégias de atuação do projeto que articula a formação de núcleos para fortalecimento institucional das empresas no estado a partir de 2014.
O Projeto Empreender Rondônia reúne 200 empresas agrupadas em 17 núcleos empresariais, geridos por 10 facilitadores, instalados em Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Jaru, Buritis, Presidente Médici, Vilhena, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Cerejeiras, além de Ji-Paraná.
Segundo o gestor do Empreender, Cristiano Borges Rodrigues, do Sebrae, durante o encontro duscutiram-se assuntos como formação de núcleos e a gestão do projeto em Rondônia, “com vistas a estimular os negócios nos municípios, além do fortalecimento das associações”.
De parte do Sebrae, as ações para os avanços do Projeto Empreender poderão ser realizadas através do programa Sebraetec [tecnologia e inovação], cursos de formação de atendimento, além de cursos SEI, Na Medida e missões empresariais. Já a Facer, questões como cartão alimentação, sem custo adicional para as empresas e registro de patentes e marcas.
Na avaliação dos gestores Cristiano e Sávio Beckhauser, da Facer, que tiveram a companhia do coordenador do projeto, Victor Paiva, o encontro de avaliação foi bom porque “mostrou o funcionamento do projeto, seu alinhamento estratégico de atuação, além do compartilhamento das empresa em resposta às ações do projeto.