Secretário Estadual de Saúde visita as instalações da Fiocruz Rondônia

Diretores da Fiocruz Rondônia, IPEPATRO e CEPEM recepcionaram o secretário Williames Pimentel

Secretário Estadual de Saúde visita as instalações da Fiocruz Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
 Foto: Alexandre Almeida
O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Williames Pimentel, esteve presente na manhã desta quinta-feira (17/10) na Fiocruz Rondônia. O objetivo da visita foi de conhecer melhor as atividades realizadas pela Fiocruz no Estado, o projeto do Polo Tecnológico em Saúde e possíveis novas parcerias com o órgão, visando estreitar ainda mais a inserção regional da Fiocruz Rondônia.

Williames Pimentel foi recepcionado pelo diretor da Fiocruz Rondônia, Ricardo de Godoi Mattos Ferreira; pelo Vice Diretor de Pesquisa da Fiocruz Rondônia e Diretor do IPEPATRO (Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais de Rondônia), Luiz Hildebrando Pereira da Silva; e pelo diretor do CEPEM (Centro de Pesquisa de Medicina Tropical de Rondônia), Mauro Tada.

Ao longo da visita do secretário foram debatidos o estreitamento de parceria com a Sesau, objetivando obter uma maior alinhamento do trabalho executado pela Fiocruz Rondônia Às necessidades regionais.

O secretário Williames Pimentel demonstrou preocupação com a questão da judicialização da saúde além da saúde na fronteira e relatou que está em diálogo com a Bolívia, destacando a implantação de um hospital na região de Guajará-Mirim. Foi proposta pelo Secretário uma ação em conjunto para preparação da rede de saúde de Rondônia para a prevenção e combate à dengue no período de chuvas de 2013/2014, em três frentes de trabalho: capacitação dos profissionais de saúde para tratamento; capacitação e apoio técnico ao diagnóstico e atuação junto aos municípios para controle entomológico.

Foto: Alexandre Almeida
Na oportunidade ainda foram discutidas questões relativas ao controle de malária e tratamento da hepatite C. "Analisamos que a visita foi muito produtiva. Agora iremos articular a ação com nossos parceiros na Fiocruz para que possamos atender a demanda local de uma forma integrada ", destacou o Diretor da Fiocruz Rondônia, Ricardo de Godoi Mattos Ferreira.

Ao final, o secretário visitou os laboratórios de Engenharia de Anticorpos e de Genética, onde foi apresentada a aplicabilidade dos domínios únicos dos anticorpos de cadeira pesada produzidos por camelídeos, denominados VHH ou nanocorpos. "Foi apontado seu uso potencial como insumos biotecnológicos voltados para neutralização de toxinas de veneno de serpentes brasileiras, assim como seu desenvolvimento como protótipos para tratamento e diagnósticos de tais doenças como hantaviroses, raiva e hepatite delta", frisou a pesquisadora, Soraya Santos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS