Estado de Rondônia é destaque em Simpósio na Câmara dos Deputados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A abertura do evento contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, que proferiu palestra sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Especialistas defenderam a importância de o Congresso Nacional em avaliar os avanços ocorridos com a implantação da PNDR, cujo objetivo é reduzir as desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras.
Para o deputado federal e ex-secretário da Seagri, Anselmo de Jesus, a regularização fundiária é uma das alternativas viáveis de promoção do desenvolvimento. Segundo ele, a Amazônia brasileira é uma região que menos possui documentos, quando se trata de crescimento. “Há um grande potencial hídrico, de madeira, minérios, pecuária através da agricultura familiar, seja na agricultura empresarial. Então, nós temos que aproveitar esse potencial e fazer com que alguns setores se tornem mais eficientes, e isso só é possível com a regularização fundiária”, destacou.
“Hoje nos destacamos, como o Estado da regularização fundiária, pois 42% dos títulos regularizados na região Amazônica estão sediados em Rondônia. Queremos flexibilizar e acelerar mais esses processos, não só em nosso Estado, mas em toda a Amazônia Legal,” afirma Anselmo.
O deputado Carlos Magno cobrou mais ações da União para que de fato ocorra o desenvolvimento regional. “Nós temos que ter uma perspectiva para Rondônia, e está na hora da Suframa também investir nessa questão dos estados, de infraestrutura, de pesquisa, nas universidades federais, ajudar Rondônia a implantar uma universidade estadual,” falou. Segundo o parlamentar, há mais de R$ 1 bilhão represados e contingenciados pelo governo federal para fazer o superávit brasileiro.
O evento que iniciou às 09 horas da manhã, teve na mesa de trabalho, especialistas da área e parlamentares federais que apontaram desafios e alternativas de desenvolvimento regional para o Brasil. Também participaram do Simpósio, a deputada federal Marinha Raupp e o diretor executivo da Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Thiago Mota.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!