Biblioteca Francisco Meireles prepara exposição de móveis ecológicos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A direção da Biblioteca Municipal Francisco Meireles está ultimando os preparativos para realização do projeto “Bio Mulher na Prevenção do Câncer”, que vai acontecer no próximo dia 25, a partir das 8 horas. Na terça-feira (15), foram acertados os detalhes de uma exposição de móveis ecológicos, sob a responsabilidade da ONG Arirambas, que fará parte do evento.
O objetivo maior do evento é chamar a atenção das mulheres para a campanha internacional “Outubro Rosa”, que nessa época do ano trabalha a prevenção ao câncer de mama. Haverá uma equipe médica para atender o público feminino, palestras sobre a doença e sobre o autoexame das mamas, orientações jurídicas e um show cultural com músicas regionais.
Para a administradora da biblioteca e uma das idealizadoras do evento, Lucileyde Feitosa, a exposição de móveis ecológicos pela ONG Arirambas é um atrativo a mais, com vistas a chamar atenção do público feminino para a prevenção ao câncer. Visa, ainda, impulsionar a atividade cultural e mostrar o que há de melhor na região. “Esperamos que as mulheres compareçam”, frisou Lucileyde Feitosa.
Exposição
Apesar do projeto “Bio Mulher na Prevenção do Câncer” ser realizado somente no dia 25, a exposição iniciará no dia 21, próxima segunda-feira, e segue até 1° de novembro. A diretora da ONG, Siomara da Costa Alves, disse que serão expostos bancos, mesas, estantes, porta copos e outros móveis feitos de troncos de árvores retirados do Rio Madeira, sobras de serrarias ou que são abandonados por produtores rurais na floresta.
Com o lema preservação, reflorestamento e reciclagem, a ONG espera mostrar o valor da floresta em pé. “Da mesma forma, precisamos mostrar o valor da saúde da mulher. Não apenas a floresta merece ser preservada e saudável, mas as mulheres também, e para isso precisam se conscientizar da importância da prevenção ao câncer de mama e às doenças como um todo”, declarou.
O projeto de fabricação de móveis ecológicos tem a aprovação do Ministério do Meio Ambiente e o apoio do Programa das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento. O dinheiro arrecadado com a venda dos móveis é repartido entre os sócios com objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos, já que são ribeirinhos e habitam a comunidade carente de Maravilhas, na margem esquerda do Rio Madeira.
Panfletagem
Também no dia 21, será realizada outra ação idealizada pela direção da Biblioteca Francisco Meireles. Das 7h30min às 9h30min, em frente a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, haverá farta distribuição de panfletos explicativos sobre o câncer de mama, autoexame e a necessidade de prevenção contra as doenças.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!