Projeto do Centro de Inspiração e Tecnologia é apresentado ao prefeito
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, e os secretários municipais conheceram na tarde de quinta-feira (10), o projeto arquitetônico do Centro de Inspiração e Tecnologia, que será construído no interior do galpão 2, no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em parceria com o “Sistema S”. Na sede da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), onde ocorreu a apresentação, o prefeito e seus assessores foram recepcionados pelo presidente da entidade, Denis Baú e pelo diretor de educação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sérgio Moreira.
Com apoio da equipe técnica e utilizando data show, Denis Bau e Sérgio Moreira explicaram detalhes da estrutura de dois pisos em vigas de aço e vidro, composta de salas, rampas e plataforma para facilitar a acessibilidade, mas preservando as características históricas do galpão. No local serão oferecidos vários cursos na área de informática, como áudio e vídeo, jogos, robótica e mecatrônica, dentre vários outros. “É um privilégio e ao mesmo tempo um grande desafio. Porto Velho será projeto piloto na quebra de paradigmas da educação”, frisou Denis Bau. Ele acrescentou que trata-se de um projeto pioneiro no Brasil, visionário e revolucionário voltado para a qualificação profissional dos jovens.
Dênis Baú
Sérgio Moreira explicou que o objetivo é construir um laboratório de alta tecnologia com o que há de mais moderno no mundo digital para transformar os jovens de consumidores passivos a ativos na área da tecnologia. “Aqui será a sede física de uma comunidade virtual, através da qual os alunos poderão ficar 24 horas conectados com seu grupo. Ao final do curso, o aluno estará pronto para produzir para o mundo inteiro sem sair de Porto Velho”, enfatizou. Segundo Moreira, o “Sistema S” vai formar empreendedores, cujos serviços poderão ser absorvidos pelos mercados local e global.
Mauro Nazif agradeceu a parceria e destacou a importância do “Sistema S” na formação profissional e na realização de serviços de cunho social em apoio aos menos favorecidos. Tanto o prefeito quanto os secretários fizeram muitas perguntas, emitiram opiniões e ofereceram sugestões. “Preparar pessoas para o mercado de trabalho e oferecer a elas perspectivas de geração de renda e uma vida digna são bandeiras da nossa administração”, afirmou Nazif.
“Viradão”
Também em parceria com o “Sistema S”, a prefeitura está preparando um grande evento para apresentar o projeto do Centro de Inspiração e Tecnologia aos moradores de Porto Velho. Trata-se do “Viradão Digital”, que terá 24 horas de duração, com início às 18 horas do próximo dia 19 (Sábado) e término no domingo (20), na Praça Madeira Mamoré.
Nesse período, haverá internet sem fio de graça para a população na área do complexo Madeira Mamoré, atividades tecnológicas interativas, apresentações artísticas e culturais, pula-pula, tirolesa e torre de escalada, dentre várias outras atividades gratuitas oferecidas ao público. Haverá, ainda, show pirotécnico do interior de um barco que estará ancorado no meio do Rio Madeira, em frente à praça.
Para os que não utilizam telefone com conexão a internet, tablet ou notebook, duas grandes lan house serão disponibilizadas. O projeto do “Viradão Digital” também foi apresentado na ocasião ao prefeito Mauro Nazif e sua equipe. Participaram do encontro os secretários e assessores da Semtran, Sempre, Semob, Semdestur e Fundação Cultural, além de advogados, pedagogos, engenheiros e arquitetos do “Sistema S”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!