O Torneio Interno da Penitenciária Ênio dos Santos Pinheiro já está se tornando tradição na unidade. Na manhã desta terça-feira (10) teve início a quarta edição que envolverá cerca de 60 apenados, entre eliminatórias, semifinais e final. O objetivo é promover a boa convivência, o respeito e a tolerância entre os reeducandos.
O evento é realizado, em média, a cada três meses. São quatro times de cada pavilhão, formados por reeducandos do regime fechado, e dois times formados por alunos da Escola Madeira-Mamoré, localizada dentro da unidade. Nesta terça foi realizada a primeira rodada com a participação dos seis times em três jogos, onde três equipes saíram classificadas para as semifinais. E amanhã de manhã (11), às 9h, serão definidos os ganhadores do torneio. Como premiação, o primeiro lugar receberá 10 garrafas de refrigerante de 2 litros, e o segundo e terceiro lugares, 5 garrafas cada um.
De acordo com o diretor da unidade, José Emerson Fernandes, esta foi uma iniciativa da direção e tem alcançado bons resultados, uma vez que está na quarta edição e sendo realizada pelo segundo ano consecutivo. Conforme Emerson, o torneio em si já é uma espécie de premiação pelo bom comportamento dos apenados.
“Os próprios reeducandos cobravam da direção mais atividades de lazer. Então nós providenciamos desde o material até o maquinário necessário para a construção do campo, pois não tinha na unidade. Em seguida foi idealizado o torneio, que só é realizado se os apenados demonstrarem bom comportamento”, explicou o diretor.
Já o professor de Educação Física da escola e organizador do torneio, João Paulo Pinto Fernandes, observa que o campeonato é uma forma de proporcionar interação entre os apenados e diminuir a ociosidade concentrando a atenção em atividades esportivas. “Não é só o torneio, todas as tardes, das 14h às 17h30, o campo está liberado para eles. Ou seja, é uma atividade física diária que agrega lazer e saúde”, disse. O professor informou também que um grande campeonato envolvendo as cinco unidades da capital está previsto para acontecer ainda este mês.