Procurador Vitachi pesquisa surgimento de União Bandeirante

Procurador Vitachi pesquisa surgimento de União Bandeirante

Procurador Vitachi pesquisa surgimento de União Bandeirante

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O procurador de justiça José Carlos Vitachi, membro do Ministério Público do Estado de Rondônia, está elaborando trabalho acadêmico que tem por finalidade registrar a história do surgimento do Núcleo União Bandeirante, que fica a 160 quilômetros de Porto Velho, capital de Rondônia. A pesquisa bibliográfica faz parte da dissertação de mestrado em História, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e busca a coleta de documentos e informações em órgãos governamentais e privados para a conclusão do exame acadêmico.

O interesse acadêmico sobre o assunto, segundo José Carlos Vitachi, vem desde 2003, época em que foi o procurador-geral de justiça e chefiava o Ministério Público do Estado de Rondônia. Ao ingressar no mestrado da Universidade Católica, decidiu elaborar o trabalho acadêmico com o tema “Surgimento do Núcleo União Bandeirante, no Município de Porto Velho/RO: Conflitos socioambientais e fundiários (1998-2008)”. “Nessa região da capital de Rondônia sobressaíram graves conflitos decorrentes da invasão e ocupação das áreas de terras do domínio da União, na gleba Jorge Teixeira, demarcadas pelo zoneamento sócio-econômico-ecológico de Rondônia, como zona 2 ‘área de uso especial’, para fins de ‘conservação dos recursos naturais’, e subzona 2.1, de elevado potencial florestal, ecoturismo e pesca, em suas diversas modalidades. Por isso, o trabalho tem como fontes documental, oral e coletas de documentos oficiais”, esclareceu.

José Carlos Vitachi tem visitado o Núcleo União Bandeirante e órgãos governamentais (Poderes Constituídos) e privados com o propósito de subsidiar a dissertação de mestrado em História. A pesquisa acadêmica quer averiguar, pela coleta de documentos e informações, dados indispensáveis à confirmação de hipóteses que irão permitir o mapeamento do processo de ocupação, as razões da migração, as origens do povoamento, e relatos de pessoas radicadas no Núcleo, hoje União Bandeirante, quanto ao funcionamento dos serviços públicos, as dificuldades da população e as razões que inviabilizaram o assentamento e a regularização das terras conflagradas.

 

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS