Ministério Público expede recomendação para garantir acessibilidade em cinema

Ministério Público expede recomendação para garantir acessibilidade em cinema

Ministério Público expede recomendação para garantir acessibilidade em cinema

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria da Cidadania da Comarca de Porto Velho, expediu Notificação Recomendatória ao Cine Araújo, para que disponibilize, diariamente, pelo menos uma sessão de cada filme em exibição, inclusive os infantis, no formato legendado, para garantir a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.

A recomendação foi assinada pelos Promotores de Justiça Daniela Nicolai de Oliveira Lima (Defesa do Consumidor) e Ivanildo de Oliveira (Defesa das Pessoas com Necessidades Especiais). A recomendação se baseou no disposto na Constituição Federal, que garante aos portadores de necessidades especiais o acesso efetivo aos bens e serviços coletivos, incluindo espetáculos culturais como o cinema (CF/88, art. 227, § 1º, II); na Lei n. 7.853/89 e na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promulgada pelo Decreto n. 6.949/2009, que asseguram aos portadores de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos.

A medida se fundou, ainda, no Decreto n. 5.296/2004, que prevê a necessidade de adequação de salas de espetáculos para que disponham de linguagem acessível às pessoas com necessidades especiais, bem como em precedente do Juizado Especial de Relações de Consumo de Belo Horizonte/MG, por meio do qual uma adolescente com deficiência auditiva obteve indenização pela falta de acesso a um filme legendado, compatível com sua necessidade, uma vez que a atração era exibida pelo cinema somente em formato dublado.

A falta de opção referente a filme legendado ou dublado também fere o direito dos consumidores em geral, pois se trata de prática abusiva, vedada pelo Código de Defesa do Consumidor. O Cine Araújo tem 15 (quinze) dias para manifestar-se e/ou atender a recomendação.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS