CREA 30 ANOS – Terceiro dia do Congresso Projetos Sustentáveis destaca preservação da água

CREA 30 ANOS – Terceiro dia do Congresso Projetos Sustentáveis destaca preservação da água

CREA 30 ANOS – Terceiro dia do Congresso Projetos Sustentáveis destaca preservação da água

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A água foi o destaque das palestras que marcaram o terceiro dia do Congresso Projetos Sustentáveis, uma realização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia (CREA) em homenagem aos 30 anos da entidade. O evento acontece no auditório da Uniron do Porto Velho Shopping desde a última segunda-feira e vai até sexta-feira, dia 30.

Graduado em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso (1978) com especialização em Química Inorgânica pela UNB (1981), o professor Mário José Pereira abordou o tema, Águas Subterrâneas. Para o químico, o tema destaca a principal fonte da vida humana.

“Ninguém sobrevive sem água, essa é afirmação mais verdadeira que existe, e ela sendo fundamental para a sobrevivência das pessoas é fato que ela se torna uma fonte inesgotável de estudos. Ou seja, temos que preservar nossos mananciais, tanto águas superficiais como subterrâneas, que foi tema da minha palestra que destacou tipos de contaminação e as formas de recuperação”, explicou o químico.

Dando continuidade ao congresso e também abordando o segmento com o tema, Bacias Hidrográficas do Estado de Rondônia, o doutor em química, Paulo Cézar Bodstein Gomes, destacou os recursos hídricos.

“Se você passar três dias sem beber água você morre”, alerta o químico que continua, “podemos ficar até 28 dias sem comer, mas não sem beber água, ou seja, não temos como fugir. É preciso cuidar das nossas bacias hidrográficas. A Lei 9433, de 1997 do governo federal lançou a Lei de Gestão e Gerenciamento de Recursos Hidrícos e nem todos os estados a implantaram. E por se tratar de uma lei nacional é preciso que seja cumprida em todo o país, e pra isso existe a necessidade de se criar os comitês de bacias, e falando em Rondônia, aqui temos sete bacias hidrográficas muito ricas e que precisam ser preservadas urgentemente”, alertou o professor que encerrou o terceiro dia do Congresso Projetos Sustentáveis.

Nesta quinta-feira, o quarto dia do congresso receberá os palestrantes Valdemar Arl, que abordará o tema, Agroecologia como Ciência para Construção de uma Agricultura mais Sustentável, e Marta Obelheiro, abordando o tema Mobilidade Urbana Sustentável.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS