ALERTA - A importância da realização de testes rápidos pela população
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Identificar com antecedência a presença de doenças sexualmente transmissíveis como Hepatites Virais, Sífilis e Aids é possível através da realização de testes rápidos. Diversas Unidades Básicas de Saúde de Porto Velho estão aptas para oferecer os testes, que tem detecção rápida e facilita o direcionamento de pacientes para tratamento tão logo se confirme a presença de uma ou mais doenças.
As UBS contam com kits de testes rápidos prontos para agilizar a realização dos exames, uma pequena quantidade de sangue é retirada do dedo do usuário e em aproximadamente 30 minutos o profissional de saúde emite os laudos de diagnóstico comprovando ou não a presença das DSTs. O teste está disponível para maiores de 18 anos e, caso haja confirmação de alguma das doenças, a equipe de saúde encaminha de imediato o paciente para assistência médica especializada.
Segundo Graça Reis, Coordenadora de Hepatites Virais da Semusa, é importante alertar a população a respeito das DSTs para que as pessoas incluam no seu cotidiano o hábito da prevenção, qualquer maior de idade pode se dirigir a UBS equipada mais próxima, preencher um formulário à cerca do perfil do usuário e realizar o teste sem a necessidade de passar por consulta médica.
Em Porto Velho a principal causa da transmissão de DSTs é a relação sexual sem preservativo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a capital de Rondônia teve a 7ª maior taxa de incidência de Aids em todo o Brasil em 2011, por isso, mesmo com a oferta de testes e tratamento adequado disponível, a prevenção continua sendo o fator chave para a diminuição dos índices dessas doenças.
A Secretaria Municipal de Saúde promove continuamente a conscientização da população por meio de materiais educativos, distribuição de preservativos e orientações dos profissionais de saúde nas Unidades de Saúde da Família (USF), além de periodicamente capacitá-los para melhorar o modo de atendimento e consequentemente a qualidade de vida dos usuários.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!