GUAJARÁ-MIRIM - Reunião de trabalho discutiu o desenvolvimento sustentável

GUAJARÁ-MIRIM - Reunião de trabalho discutiu o desenvolvimento sustentável

GUAJARÁ-MIRIM - Reunião de trabalho discutiu o desenvolvimento sustentável

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

EM NOVEMBRO- Na reunião foi informado que a I Reunião do Comitê de Integração Guajará-Mirim/Guayaramerin está prevista para novembro, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

Em dois dias, no domingo 18 e na segunda, 19, políticos, dirigentes empresariais, empresários, representantes comunitários de Guajará-Mirim, Guayaramerim e Nova Mamoré estiveram discutindo e conversando sobre os projetos prioritários para o desenvolvimento regional da área de fronteira entre o Brasil e a Bolivia, bem como que ações devem ser aceleradas para melhorar as perspectivas de crescimento da região. Foram duas reuniões de trabalho feitas com a articulação política da deputada federal Marinha Raupp e organizadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-Fecomércio/RO com o Sebrae/RO e a Universidade Federal de Rondônia, a UNIR, que, no Distrito de Iata, e em Guayramerim, discutiram os assuntos englobados no tema das reuniões “Planejamento Estratégico e Sustentável da Pérola do Mamoré”.

Desenvolvimento local só com participação

A deputada ressaltou a importância da Fecomércio RO, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), e o SEBRAE cuidarem da organização do encontro e a participação da comunidade. “Confesso que estou feliz com a presença de todos, nesta demonstração de amizade por esta região muito querida e respeitada pelo estado de Rondônia”, declarou Marinha Raupp. A reunião de trabalho “Planejamento Estratégico e Sustentável da Pérola do Mamoré” aconteceu no espaço onde se pretende implantar os cursos de Hotelaria, Gastronomia e Turismo da Unir. Entre os participantes estavam os prefeitos Dulcio Mendes (Guajará Mirim) e Laerte Queiroz (Nova Mamoré), a vice-prefeita de Guajará Mirim, Cleude Zeed Estevão (Linda Zeed), o vice-prefeito de Nova Mamoré, Claudionor Lemes da Silva, a secretária adjunta de Estado da Agricultura (Seagri), Mary Braganhol, e o superintendente da Funasa em Rondônia, Ivo Benites.

Na ocasião, depois de uma abertura realizada pelo superintendente da Fecomércio/RO, Rubens Nascimento, que exortou os cidadãos da região a ter uma maior participação política afirmando que “Somente com união em torno de um projeto para um município que seja, independente de divisões partidárias, assumido por todos será possível construir o futuro promissor para a região que desejamos”. Também acentuou a necessidade dos projetos fundamentais serem acompanhados e exigidos como a ponte binacional, a recuperação das estradas, a construção das hidroelétricas de Ribeirão e Cachuela de e o fortalecimento da vocação turística de Guajará-Mirim. A deputada Marinha Raupp, além de informar sobre as ações políticas que tem desenvolvido, com o indispensável apoio do senador Valdir Raupp, lembrou que o Estado de Rondônia faz parte do Arco Central da Faixa de Fronteira, que inclui Guajará-Mirim e mais 26 municípios que possuem uma população de 909.859 habitantes que terão identificados seus principais problemas e formulados, de forma participativa, Planos Regionalizados de Desenvolvimento e Integração Fronteiriços-PDIFs, sob a coordenação do Ministério de Integração Regional. Também informou que a I Reunião do Comitê de Integração Guajará-Mirim/Guayaramerin está prevista para ser realizada em novembro. Em seguida foram feitas duas palestras sobre participação e desenvolvimento local pelo professor da UNIR, Fábio Robson Casara Cavalcante, sobre “Capital Social e Desenvolvimento Local” e do prefeito de Crissiumal, no Rio Grande do SUL, Walter Luiz Heck, que palestrou sobre “A Comunidade na Promoção do Desenvolvimento Local”. Presente ao evento, o senador Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB, destacou que as palestras foram “importantíssimas para que seja realizado um excelente planejamento estratégico e sustentável”, ressaltando o investimento mais de R$ 150 milhões na recuperação da BR 425, e o compromisso da presidente da República, Dilma Rousseff, na construção da ponte que interligará o Brasil à Bolívia.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS