Shopping Cidadão será adaptado para ampliar atendimento ao público

Shopping Cidadão será adaptado para ampliar atendimento ao público

Shopping Cidadão será adaptado para ampliar atendimento ao público

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para ser transformado no espaço Tudo Aqui, com a ampliação do número de serviços prestados à população de forma ágil e sem burocracia, o prédio onde funciona o Shopping Cidadão, na Avenida 7 de Setembro, no centro de Porto Velho, será reformado nos próximos dias.
A proposta do governador Confúcio Moura é promover, através da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), mudança de conceito, priorizando o bom atendimento aliado ao conforto, comodidade e acessibilidade ao público, que diariamente recorre ao local para obter informações ou ter solucionadas questões em várias áreas da administração pública, inclusive jurídica e financeira.
Os recursos para desenvolver o projeto de revitalização são oriundos de sub crédito social, através da Santo Antônio Energia, que irá aplicar o valor de R$ 3,3 milhões, e do próprio governo do estado que está investindo R$ 2 milhões na reforma. "A reforma do espaço será a primeira grande realizada depois da edificação do prédio, pois a última reforma parcial foi há 10 anos", destaca o secretário da Seas e coordenador do Plano FutuRO, Márcio Felix.
Maria Lima, tem 62 anos, mora há 8 anos no Bairro Nova Esperança, na zona Leste, e desde que mudou para capital, utiliza os serviços prestados no Shopping Cidadão. Ela se diz muito satisfeita ao saber da reforma pela qual o prédio irá passar. "Resolvo várias coisas ao mesmo tempo aqui no Shopping Cidadão, fiz toda a minha documentação e dos meus filhos aqui, e sempre venho pagar as contas também, fico muito feliz de saber que o Governo , está melhorando o prédio, pois sei que vamos ter um local mais bonito e com mais conforto", declara Maria.
O anúncio da ampliação dos serviços também agradou à vigilante Cleonice da Silva, que considera o Shopping Cidadão como a melhor alternativa para quem depende do serviço público. “Nossa, o Shopping Cidadão é muito bom, pois reúne vários serviços em um só local. Isso facilita a vida de muita gente, principalmente quem precisa da emissão de documento com rapidez”, afirmou, completando que outra vantagem é a lan house com acesso gratuito à internet.
“Sou servidor público, mas não tenho receio de dizer que em alguns órgãos o atendimento deixa a desejar. Mas o Shopping Cidadão, além de contar com vários serviços, tem como vantagem também a rapidez. Por isso tiro meu chapéu”, disse o servidor público, Tomaz Gomes, ressaltando que precisa mais divulgação do local ou conscientização das pessoas, pois muitas ainda perdem tempo enfrentando filas para buscar atendimento em secretarias e outros órgãos, como Detran, inclusive federais, que são oferecidos no Shopping Cidadão. “Levei a minha filha para tirar a carteira de trabalho e logo peguei a senha e fui chamado para ser atendido. Isso é muito”, reforçou.
A rapidez e a grande oferta de serviços também foram apontadas pela trabalhadora em serviços gerais, Naliane Barros; e a dona de casa, Dinha Mercês, como os pontos diferenciais que tornam o espaço como a melhor opção para quem precisa da emissão de documento com rapidez, atendimento nas áreas da Justiça, inclusive Eleitoral, Trabalhista, Familiar; da assistência jurídica gratuita de responsabilidade da Defensoria Pública, entre outros.
Para a servidora pública, Maria Luiza Oliveira, que trabalha no Shopping Cidadão há 10 anos, a expectativa é grande para trabalhar no "novo" prédio. " Realizamos cerca de 1300 atendimentos por dia, a população vem até o shopping para realizar vários serviços e a demanda é muito grande, com um local adequado e mais confortável, tenho certeza, além de melhorar as condições de trabalho do servidor, teremos a população mais satisfeita com os serviços", destaca Maria Luiza.
Conforme o secretário de Assistência Social, Márcio Félix, o prédio construído na década de 80 teve uma pequena reforma há 10 anos e já apresenta vários problemas no telhado, vazamentos nas tubulações de água e esgoto; e, principalmente, de adaptabilidade, que exigem rápida intervenção da administração estadual para atender às novas normatizações.
O projeto de reforma contempla a instalação de mais um elevador; escadas de acesso do edifício adequadas às normas; banheiros adaptados para atender as pessoas com deficiência; nova cobertura do prédio; ar condicionado reformado e ampliado para atender o novo layout das salas de atendimento; para dar estabilidade no funcionamento dos equipamentos energizados serão adquiridos novos Nobreaks e o grupo gerador que não funciona a mais de 15 anos, e a subestação de energia com seus transformadores serão recondicionados.
“O edifício foi construído na década de 80, por isso precisa ser modernizado, pois não atende mais às necessidades e conceitos de modernidade atuais e legais”, disse Márcio Félix, completando que a estrutura ganhará uma nova fachada mostrando “leveza, dentro do padrão de gestão do governo”.
INTERIOR
Além da Capital, que poderá ganhar uma nova unidade, caso o prédio atual não comporte a demanda, a ampliação contemplará também as unidades de Ji-Paraná e Rolim de Moura, enquanto que os municípios que ainda não contam com o serviço deverão ser beneficiados gradativamente.
A transformação do Shopping Cidadão em Tudo Aqui, a partir de 2013, seguindo o exemplo de grandes cidades, como São Paulo e Goiânia, com o “Vapt e Vupt”, foi anunciada pelo governador Confúcio Moura em novembro de 2011, quando realizou visita surpresa para conhecer o funcionamento após receber informações de que as pessoas formavam longas filas de madrugada para conseguir uma senha. Na ocasião, o governador pediu à Gerência do local que fossem implantadas melhorias, considerando que a vantagem do Shopping Cidadão é justamente oferecer diversos serviços em um só espaço, com mais rapidez e a garantia da qualidade.
A revitalização está prevista para começar no próximo mês. No momento a empresa Santo Antônio Energia está realizando a tomada de preço para a execução da obra e a Seas está fase de finalização do projeto. 
Durante a reforma do prédio, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, o atendimento ao público será transferido para o prédio onde funcionava a Defensoria Pública do Estado, também na avenida Sete de Setembro, entre a Joaquim Nabuco e Nações Unidas. A média de atendimento diária é de mil pessoas e os serviços mais procurados, segundo a Gerência, são os de emissão da Carteira de Identidade, Judiciário, Procon, Defensoria Pública, Eletrobras, Serviço de Atendimento ao Servidor (SAS),Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS