Aprovada inclusão das atividades de engenheiros e agrônomos entre carreiras de Estado

Aprovada inclusão das atividades de engenheiros e agrônomos entre carreiras de Estado

Aprovada inclusão das atividades de engenheiros e agrônomos entre carreiras de Estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, na última quarta-feira (7), o projeto de lei que inclui as atividades de engenheiros, arquitetos e engenheiros agrônomos, quando realizadas por servidores públicos efetivos federais, estaduais e municipais, nas carreiras consideradas essenciais e exclusivas de Estado. Agora, a matéria segue para decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O projeto de lei da Câmara (PLC) 13/2013 é do deputado José Chaves (PTB-PE) e a relatora da matéria na CAS, senadora Ana Amélia (PP-RS), acatou o texto aprovado pelos deputados.
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia, engenheiro civil Nélio Alencar, esteve reunido com os demais presidentes dos Creas, nos dias 05, 06 e 07 de Agosto, em Vitória/ES, na 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea-Crea, onde declararam total apoio ao Projeto de Lei da Câmara, nº 13 de 2013. De acordo com o parecer aprovado na CAS, a justificação lembra a Emenda Constitucional nº 19, de 1998, que trouxe o conceito de “atividade exclusiva de Estado”, e assim, o projeto tem por intuito trazer as referidas carreiras para tal condição, como medida justa e merecida, porque, em todas as atividades da economia nacional, sua presença é insubstituível.
O relatório diz ainda que, tendo em vista a grandeza do trabalho desses especialistas, torna-se de inteira justiça enquadrar a atividade desses profissionais como carreiras típicas de Estado. Com essa caracterização, poderão eles contar com proteções especiais a serem garantidas em lei, resultando em mais segurança e tranquilidade no exercício de suas tarefas, sem dúvida, altamente relevantes para o desenvolvimento do País. “Sem o trabalho preeminente dos engenheiros, arquitetos e engenheiros-agrônomos, o desenvolvimento econômico, a erradicação da pobreza e o estabelecimento de políticas públicas promotoras do bem comum seriam impossíveis”, destacou a relatora da Comissão.
Na avaliação do presidente do Crea-RO, os profissionais ligados ao Sistema Confea-Crea e Mútua são indispensáveis para o crescimento econômico e tecnológico do país. “O Brasil sediará grandes eventos esportivos, que contam com a engenharia como aliada. Hoje, é impossível sustentar o crescimento do país sem os engenheiros, agrônomos e suas atividades”, disse o presidente do Conselho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS