Criminalística recebe equipamento especial para detectar fraudes documentais

Criminalística recebe equipamento especial para detectar fraudes documentais

Criminalística recebe equipamento especial para detectar fraudes documentais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto de Criminalística Dr. Gutemberg Mendonça Granja, em Porto Velho, recebeu na manhã desta terça-feira (13), um Comparador Espectral de Imagens. O equipamento tecnicamente chamado de VCS 6000 é uma estação de trabalho que possibilita o exame visual de documentos, incluindo todos os tipos de passaportes e carteiras de identidade, para detectar alterações e falsificações e gerar alertas de segurança.
O Comparador foi adquirido através de convênio entre a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, com um investimento de R$ 781 mil. A máquina é da marca inglesa Foster Freeman e facilitará o trabalho do Instituto de Criminalística no departamento de Documentoscopia.
O VCS 6000 já é utilizado em quase todos os estados brasileiros para detectar fraudes em documentos. O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Marcelo Bessa, esteve durante esta manhã no instituto, juntamente com o adjunto Antônio Carlos dos Reis, oficializando a entrega do equipamento ao departamento.
“Parabéns às Gerências de Informática e de Convênios da Sesdec que se empenharam na conquista dessa máquina, que já era um anseio dos peritos há cinco anos, e isso com certeza deve trazer melhoria para o trabalho dos profissionais, bem como no resultado dele”, disse o secretário.
Na próxima segunda-feira (19), um representante nacional da marca inglesa iniciará um treinamento intensivo com quatro peritos e mais alguns profissionais da área de segurança, que deverão aprender como lidar com o VCS 6000.
Informatização
Aproveitando a ida ao Instituto de Criminalística, os secretários também visitaram e conheceram o laboratório de informática que está sendo montado dentro do Instituto Médico Legal (IML), ambos localizados na zona Norte da capital. O laboratório, sob comando da polícia técnica tem a finalidade de realizar a análise de dados de computadores apreendidos em ações da Polícia Civil, mais uma melhoria que acrescentará ao trabalho investigativo da instituição. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS