O Instituto de Criminalística Dr. Gutemberg Mendonça Granja, em Porto Velho, recebeu na manhã desta terça-feira (13), um Comparador Espectral de Imagens. O equipamento tecnicamente chamado de VCS 6000 é uma estação de trabalho que possibilita o exame visual de documentos, incluindo todos os tipos de passaportes e carteiras de identidade, para detectar alterações e falsificações e gerar alertas de segurança.
O Comparador foi adquirido através de convênio entre a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, com um investimento de R$ 781 mil. A máquina é da marca inglesa Foster Freeman e facilitará o trabalho do Instituto de Criminalística no departamento de Documentoscopia.
O VCS 6000 já é utilizado em quase todos os estados brasileiros para detectar fraudes em documentos. O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Marcelo Bessa, esteve durante esta manhã no instituto, juntamente com o adjunto Antônio Carlos dos Reis, oficializando a entrega do equipamento ao departamento.
“Parabéns às Gerências de Informática e de Convênios da Sesdec que se empenharam na conquista dessa máquina, que já era um anseio dos peritos há cinco anos, e isso com certeza deve trazer melhoria para o trabalho dos profissionais, bem como no resultado dele”, disse o secretário.
Na próxima segunda-feira (19), um representante nacional da marca inglesa iniciará um treinamento intensivo com quatro peritos e mais alguns profissionais da área de segurança, que deverão aprender como lidar com o VCS 6000.
Informatização
Aproveitando a ida ao Instituto de Criminalística, os secretários também visitaram e conheceram o laboratório de informática que está sendo montado dentro do Instituto Médico Legal (IML), ambos localizados na zona Norte da capital. O laboratório, sob comando da polícia técnica tem a finalidade de realizar a análise de dados de computadores apreendidos em ações da Polícia Civil, mais uma melhoria que acrescentará ao trabalho investigativo da instituição.