MP firma TAC com o Município de Nova Brasilândia para edição de lei que fixe a atribuição dos cargos em comissão

MP firma TAC com o Município de Nova Brasilândia para edição de lei que fixe a atribuição dos cargos em comissão

MP firma TAC com o Município de Nova Brasilândia para edição de lei que fixe a atribuição dos cargos em comissão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes, firmou Termo de Ajustamento de Conduta com o município de Nova Brasilândia do Oeste, para que, no prazo máximo de 120 dias, para que seja editada lei específica que defina, de maneira clara e precisa, as atribuições de todos os cargos em comissão criados na administração municipal direta e indireta dos poderes Executivo e Legislativo.
De acordo com o promotor de Justiça, a regra é que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego. Excepcionando a sistemática do concurso, entretanto, a própria Constituição Federal aduz que os cargos em comissão, declarados em lei de livre nomeação e exoneração, independem de aprovação em certame próprio.
No entanto, a mesma Carta Magna condiciona a existência de referidos cargos às funções exclusivas de chefia, direção e assessoramento. Assim, para possibilitar uma efetiva fiscalização por parte do Ministério Público e da sociedade, bem como evitar eventuais desvios de função, o promotor concluiu que o município de Nova Brasilândia tem a obrigação de editar norma que fixe, de forma específica e clara, as atribuições de todos os cargos em comissão que existem em sua estrutura.
No TAC, o município de Nova Brasilândia do Oeste, representado pelo prefeito Gerson Neves e pelo presidente da Câmara de Vereadores Edvaldo Ferreira dos Santos, se comprometeu ainda a exonerar os servidores investidos em cargos em comissão que estejam exercendo funções alheias àquelas de direção, chefia e assessoramento, em especial os identificados no Inquérito Civil Público instaurado pelo MP.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS