Sid Orleans se reúne com secretários e apresenta propostas para abastecimento de água e agroindústrias
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Reunião debateu atendimento a zona rural de Porto Velho com benefícios que ajudem o homem do campo.
O vereador Sid Orleans se reuniu com os secretários Leonel Bertolin, da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric) e Edjales Benício, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), para discutirem projetos que beneficiam o pequeno agricultor no município de Porto Velho.
A primeira pauta apresentada por Orleans foi a construção de poços artesianos para minimizar o problema de água potável na zona rural da capital. O projeto também deve ofertar suporte às agroindústrias existentes e as que serão implantadas.
O segundo item discutido, diz respeito ao apoio do parlamentar para instalação de agroindústrias, que produzirão álcool utilizando, em primeiro momento, a mandioca, produto de grande viabilidade para a região rural de Porto Velho.
O vereador, que tem obtido sucesso na parceria firmada com o deputado estadual Ribamar Araújo, encaminhará nos próximos dias ao parlamentar a solicitação de emendas para a aquisição, por parte da Semagric, de equipamentos para a instalação de poços artesianos. A proposta engloba cinco equipamentos de suporte as regiões do Baixo Madeira, Ponta do Abunã, Jaci-Paraná, União Bandeirantes, Assentamento Joana D’Arc e Setor Chacareiro.
Sobre as agroindústrias, o vereador solicitará ao deputado Ribamar emendas parlamentares para financiamento de microdestilarias, bem como recursos para a construção dos galpões que dão suporte logístico ao empreendimento.
“Se conseguirmos, nesta parceria entre legislativo municipal, estadual e o executivo, levar água potável, emprego e renda para o homem do campo estaremos beneficiando milhares de famílias que sofrem por falta de infraestrutura, condições mínimas e decentes de sobrevivência, além de minimizarmos o êxodo rural que tanto contribui para a explosão demográfica e o consequentemente o desemprego nos centros urbanos”, completou Orleans.
Os secretários apoiaram a iniciativa do vereador e se dispuseram a encaminhar informações mais detalhadas para que o legislador possa fazer os encaminhamentos junto ao deputado Ribamar Araújo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!