Com o objetivo de reduzir o desperdício de água e energia, além de ter maior controle do consumo em toda administração estadual, o governo de Rondônia está implantando em caráter experimental, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), um sistema informatizado de uso racional da água chamado AGUAPURA. O programa funciona através de um sistema online de monitoramento onde são inseridos os dados das leituras dos hidrômetros e medidores de energia elétrica diariamente.
O monitoramento é realizado pelo sistema VIANET, que serve como banco de dados das informações sobre o consumo de cada unidade consumidora, disponível para consulta pela internet.
Para o monitoramento é indicado um funcionário da unidade, que após passar por uma capacitação sobre os conhecimentos técnicos e teóricos, aprende na prática a inspecionar periodicamente o sistema de suprimento de água e reparar todos os vazamentos.
O sistema que o Estado está adotando atua na fiscalização do consumo de água e energia elétrica dentro dos prédios monitorados. Com o acompanhamento diário dos dados é possível verificar a evolução do consumo e ainda detectar variações, resultando em pontos significativos de vista ambiental, econômico e social.
A Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais do Estado (Sugespe), na busca de novas formas de economicidade na administração pública e atender aos fins sociais da coletividade, busca, com esta iniciativa inédita, possibilitar ao governo do Estado economizar nas despesas com o consumo de água e energia elétrica, incentivando a utilização responsável dos recursos públicos.
O AGUAPURA é uma idealização do Dr. Asher Kiperstok, da escola politécnica do departamento de engenharia ambiental da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Nos órgãos públicos onde a metodologia foi utilizada, a economia gerada chegou a índices próximos de 40%.