Temas como a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e o desenvolvimento municipal, promoção ao desenvolvimento local, boas práticas de gestão pública e cursos fazem parte da agenda do seminário Fomenta Rondônia que acontecerá dias 30 de julho em Pimenta Bueno e 1º de agosto em São Miguel do Guaporé.
Os seminários visam ampliar a participação dos produtores rurais e das micro e pequenas empresas nas compras públicas, além de discutir procedimentos e exigência dos grandes compradores públicos e seus processos de aquisição de bens e serviços.
Da agenda dos seminários constam painéis de oportunidade com gestores de compras da administração pública falando sobre o que e como compram, além do tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas.
Encontro com empresas âncoras e seminários temáticos também estão na programação, reunindo compradores públicos e fornecedores privados e palestras de especialista sobre a nova política de compras do estado.
Em Pimenta Bueno, o seminário será no Restaurante Absoluto e em São Miguel do Guaporé, na paróquia São Miguel Arcanjo. Estarão presentes o governo de Rondônia e os prefeitos Zenildo Pereira Santos [São Miguel do Guaporé] e Henrique Mendonça [Pimenta Bueno].
Programação
As agendas em Pimenta e São Miguel são semelhantes e terão palestras sobre a comunidade na promoção do desenvolvimento local, com o prefeito de Crissiumal (RS), Walter Luís Heck; boas práticas na gestão pública – escola sustentável – com Emílio Bizon, ex-prefeito de São Sebastião do Grama (SP); e com o contador Joelso Andrade, sobre a Lei Geral e o desenvolvimento municipal. Haverá, ainda, os cursos sobre como fazer da cooperativa um empreendimento de sucesso, com o consultor Jorge de Souza, negociação no campo, com o consultor Luís Fescina, e pregão eletrônico, com a técnica Isis Queiroz.
Os seminários são realizados em parceria pelo Sebrae, prefeituras de Pimenta Bueno e de São Miguel do Guaporé, câmaras de vereadores locais, Banco da Amazônia e Arom, além das associações comerciais.