Receita Federal ministra curso sobre Simples Nacional e DCTF
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Delegacia da Receita Federal em Porto Velho realizou, na última segunda-feira (22), no auditório do SENAC, no bairro Pedrinhas, o curso sobre Simples Nacional-SN e Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais-DCTF. O evento foi em parceria com com Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas em Rondônia-Sescap/RO, e com o Conselho Regional de Contabilidade em Rondônia-CRC. O SENAC apoiou cedendo o local.
O objetivo foi instruir os profissionais contábeis, empresários e pessoas da sociedade em geral sobre o direitos e deveres dos optantes do Simples Nacional. Também, prepará-los para evitar erros comuns que podem resultar na exclusão das empresas do sistema, o que onera a carga tributária desses contribuintes.
O instrutor, o analista-tributário da Receita Federal, Gleydson Roberth Cristo, representante Regional do Simples Nacional, abordou, pela manhã, a legislação, requisitos para a opção, forma de apuração, declaração e pagamento dos impostos dentro do Simples Nacional. A compensação, o parcelamento e a restituição, também foram temas do curso.
Os presentes aprovaram a iniciativa da Receita. A contadora Mauracy Lopes, de Cacoal, disse que curso foi interessante, porque “sempre tem novidade, como no caso da compensação”. Já o contador Jozé Maria Aguiar, da Capital, declarou que o palestrante prestou muitas informações e fez isso com clareza, de modo que “mostrou o caminho de como resolver os problemas que surgem naturalmente”.
Pela tarde, o tema foi a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais-DCTF. Gleydson discorreu sobre o histórico da declaração, obrigação e dispensa e disse que o atraso na entrega da DCTF acarreta multa de 2% ao mês, sendo o mínimo de R$ 200,00 para empesas inativas, e de R$ 500,00 para as ativas. Ele enfatizou que a DCTF é o principal meio de confissão de dívida dos tributos e contribuições federais. Também, o instrutor frisou que a partir desse mês, erros no preenchimento do documento ensejam retenção em malha, que impedem a obtenção de certidões junto ao órgão.
O representante da EMATER no evento, José Donizete da Cruz, disse que o curso foi muito proveitoso “porque mostrou que os órgãos públicos também ficam obrigados a entregar a DCTF”, nos casos expressos na legislação, por exemplo, quando fazem pagamento com retenção na fonte.
O público auge foi de 126 presentes, pela tarde. A inscrição foi gratuita e cerca de 70 quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados e doados a uma instituição de apoio a dependentes químicos na Capital. evento serviu ainda de despedida do analista-tributário Gleydson Roberth Cristo, que assumiu o cargo em 5 de abril de 2004, na Delegacia da Receita Federal em Porto Velho, e ficou conhecido da classe contábil na Região Norte como um servidor dedicado e competente. Ele tem boa didática e é profundo conhecedor dos temas que aborda, como o Simples Nacional e a DCTF tendo ministrado dezenas cursos e seminários na Região. Gleydson foi removido para a Delegacia da Receita Federal em Vitória, ES, de onde é egresso.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!