Receita Federal promove no dia 22 um curso do Simples Nacional e DCTF no SENAC
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em Rondônia, já são mais de 57 mil optantes do Simples Nacional
A Delegacia da Receita Federal em Porto Velho, em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas em Rondônia-Sescap/RO, e o Conselho Regional de Contabilidade em Rondônia-CRC, promove no próximo dia 22 um curso sobre o Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Simples Nacional e a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais-DCTF.
O evento será no auditório do SENAC, no Bairro Pedrinhas, na Capital, a partir das 9h30. São convidados os profissionais da área contábil e a sociedade em geral. O instrutor, analista-tributário da Receita Federal Gleydson Roberth Cristo, abordará, pela manhã, temas relacionados ao Simples Nacional, como noções gerais, cálculo, PGDAS-D, multa por atraso na entrega da declaração, compensação e parcelamento.
À tarde o assunto será o DCTF, tendo como principais pontos, a legislação, preenchimento, casos práticos, principais dúvidas, erros no preenchimento e conseqüências.
A inscrição é no site do Sescap (www.sescapro.org.br), fone: (69)3223-7577. As vagas são limitadas e os participantes devem levar 1 kg de alimentos não perecível, cuja arrecadação será doada a uma instituição beneficente.
O curso era no dia 10 passado e foi adiado para que mais profissionais possam participar.
O que é o Simples Nacional
O Simples Nacional é um sistema simplificado de recolhimentos de tributos e contribuições federais e abrange Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas-IRPJ, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL, a Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/PASEP, a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – COFINS, o Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI e a Contribuições para a Seguridade Social. O sistema inclui ainda o Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços-ICMS e o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza-ISS.
Atualmente, há quase 8 milhões de empresas optantes do Simples Nacional em todo o País, sendo mais de 57 mil só em Rondônia.
O que é a DCTF e quem está obrigado a entregar
Estão obrigadas a entregar a DCTF as pessoas jurídicas de direito privado em geral, inclusive as equiparadas, as imunes e as isentas. Também devem cumprir a obrigação os consórcios que realizam negócios jurídicos em nome próprio, inclusive na contratação de pessoas jurídicas e físicas, com ou sem vínculo empregatício, bem como as autarquias e fundações instituídas e mantidas pela administração pública e os órgãos públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que constituam unidades gestoras de orçamento.
A DCTF deverá ser elaborada mediante a utilização de programas geradores de declaração, disponíveis no endereço www.receita.fazenda.gov.br. A transmissão do documento deve ser feita por meio do programa Receitanet, também disponível na página da Receita. A entrega é até o 15° dia útil do segundo mês subseqüente ao do fato gerador. O atraso na entrega gera multa mínima R$ 500, informa a Delegacia da Receita Federal em Porto Velho.
DCTF é o principal instrumento de confissão de dívida da pessoa jurídica no âmbito da Receita Federal e a partir desse mês haverá retenção em malha em casos de inconsistência no preenchimento.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!