Mantida ação de improbidade do MPF contra senador Ivo Cassol

Mantida ação de improbidade do MPF contra senador Ivo Cassol

Mantida ação de improbidade do MPF contra senador Ivo Cassol

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

STF negou pedido do parlamentar para suspender o processo

O andamento da ação civil publica por ato de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Federal contra o senador Ivo Cassol (PP/RO) está mantido. A decisão é do ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao negar pedido do senador de suspensão do processo. De acordo com a ação, Ivo Cassol usou a segurança pública de Rondônia para atender a interesses particulares, quando ele era governador do estado.

Após a condenação pelo juízo da 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia, Ivo Cassol ingressou com a Reclamação (RCL) 15831 no STF solicitando a concessão de liminar para suspender o processo. Ele argumentou que teria prerrogativa de foro no Supremo por ser senador da República. A reclamação também pedia que o STF declarasse o juiz federal incompetente para julgar a ação.

Na decisão, o ministro Marco Aurélio explicou que os limites da atuação do STF estão definidos na Constituição Federal. Segundo ele, com relação a senadores e deputados federais, a Constituição fixa a prerrogativa de foro no caso de processos por infração penal comum e pedidos de habeas corpus, mas não em causas cíveis. “Descabe potencializar a matéria de fundo quanto à possibilidade de agente político ser submetido aos rigores da Lei 8.429/92 [Lei de Improbidade Administrativa] e, a partir daí, suscitar a competência do Supremo para a ação civil pública”, concluiu o ministro.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS