A Associação de Pessoas com Anemias Hereditárias do Estado de Rondônia (APHERON), estará realizando nos dias 22 e 23/6 (sábado e domingo), ações de conscientizações no Espaço Alternativo em Porto Velho. A partir das 16h, voluntários entregarão folders e estarão disponíveis para prestar orientações sobre a doença. Toda esta ação é para lembrar o Dia Mundial de Conscientização sobre Doença Falciforme, que foi celebrado no ultima quarta-feira (19).
A Anemia falciforme é uma doença que passa dos pais para os filhos e altera os glóbulos vermelhos. A incidência é mais freqüente na população negra e seus descendentes, mas ocorre também em brancos. Não é contagiosa e as pessoas portadoras necessitam de cuidados especiais de saúde, desde a infância. A doença é diagnosticada precocemente através do teste do pezinho e em adultos.
De acordo com a Coordenadora Administrativa da Associação, Sandra Lessa, o dia 19 de junho foi uma data estabelecida pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de alertar as pessoas sobre uma das doenças hereditária mais comum no mundo. “ São cerca de 3.500 crianças que nascem com Anemia Falciforme por ano no Brasil”, disse.
A coordenadora revelou ainda, que em Pernambuco e Minas Gerais, para cada 1.000 crianças que nascem, 1 apresenta a doença. Na Bahia a média é de uma, para cada 650 crianças que nascem. Em Rondônia, de acordo com os dados da Nativida (Triagem Neonatal), para cada 3.600 crianças nascida, uma apresenta a doença.
Maiores informações poderão ser obtidas com a Assistente Social, Sandra Lessa no 8125-2926 e com Rosicleide Vieira no 9248-7646, ou pelos profissionais de saúde e demais voluntários que estarão neste final de semana no Espaço Alternativo, prestando informações, orientações e conscientização sobre a doença.