Profissionais de saúde alertam para os riscos da Anemia Falciforme

Profissionais de saúde alertam para os riscos da Anemia Falciforme

Profissionais de saúde alertam para os riscos da Anemia Falciforme

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Associação de Pessoas com Anemias Hereditárias do Estado de Rondônia (APHERON), estará realizando nos dias 22 e 23/6 (sábado e domingo), ações de conscientizações no Espaço Alternativo em Porto Velho. A partir das 16h, voluntários entregarão folders e estarão disponíveis para prestar orientações sobre a doença. Toda esta ação é para lembrar o Dia Mundial de Conscientização sobre Doença Falciforme, que foi celebrado no ultima quarta-feira (19).
A Anemia falciforme é uma doença que passa dos pais para os filhos e altera os glóbulos vermelhos. A incidência é mais freqüente na população negra e seus descendentes, mas ocorre também em brancos. Não é contagiosa e as pessoas portadoras necessitam de cuidados especiais de saúde, desde a infância. A doença é diagnosticada precocemente através do teste do pezinho e em adultos.
De acordo com a Coordenadora Administrativa da Associação, Sandra Lessa, o dia 19 de junho foi uma data estabelecida pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de alertar as pessoas sobre uma das doenças hereditária mais comum no mundo. “ São cerca de 3.500 crianças que nascem com Anemia Falciforme por ano no Brasil”, disse.
A coordenadora revelou ainda, que em Pernambuco e Minas Gerais, para cada 1.000 crianças que nascem, 1 apresenta a doença. Na Bahia a média é de uma, para cada 650 crianças que nascem. Em Rondônia, de acordo com os dados da Nativida (Triagem Neonatal), para cada 3.600 crianças nascida, uma apresenta a doença.
Maiores informações poderão ser obtidas com a Assistente Social, Sandra Lessa no 8125-2926 e com Rosicleide Vieira no 9248-7646, ou pelos profissionais de saúde e demais voluntários que estarão neste final de semana no Espaço Alternativo, prestando informações, orientações e conscientização sobre a doença.
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS