Porto Velho recebe a exposição do Museu Itinerante – “Contabilidade: um balanço da história”

Porto Velho recebe a exposição do Museu Itinerante – “Contabilidade: um balanço da história”

Porto Velho recebe a exposição do Museu Itinerante – “Contabilidade: um balanço da história”

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foi aberto ontem à noite, na Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia – FATEC, em Porto Velho, na avenida Jorge Teixeira de Oliveira, próximo ao Hospital de Base, a exposição – “Contabilidade: um balanço da história”, que retrata a Contabilidade no Brasil e no mundo. A mostra ficará aberta gratuitamente a visitação pública no período de 20 de junho a 19 de julho deste ano, de segunda a sexta-feira, das 18horas as 22horas. “Todas as peças, entre máquinas, quadros, mesas e livros raros, estarão disponíveis ao público”, disse o contador Antonio Rocha de Souza, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia. A entrada é gratuita!.
O presidente explicou que em agosto de 2011, o Conselho Federal de Contabilidade, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis e com a Fundação Brasileira de Contabilidade, deu início ao Projeto Exposição Itinerante, Contabilidade: um balanço da história, que visa contextualizar a profissão desde os primórdios da humanidade e destacando a escalada evolução do “fazer contábil”, partindo dos artefatos antigos até os avanços tecnológicos do mundo contemporâneo.
Estudantes de contabilidade da FATEC e outras instituições de ensino superior participaram da abertura do evento. “Se faz necessário conhecermos a história da contabilidade”, disse Mariana Bellander, 6º período do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade. Para ela, é importante saber como se deu início a sua profissão, haja vista a imprescindível presença do profissional nas contas dos setores públicos e privados. Para Paulo Daniel, também estudante, a mostra é uma maneira de resgatar a história da contabilidade e interagirmos com as ferramentas e máquinas que eram utilizadas no inicio de tudo.
Pioneirismo
O presidente do CRC-RO, contador Antonio Rocha, fez um breve relato de um dos precursores da contabilidade em Rondonia. José Justino Perini Colledan, conhecido como Colledan, Técnico de Contabilidade pelo colégio Comercial Estadual de Ibiporã e Bacharel em Ciências Contábeis, pela AEUDF em Brasil (DF).
Ele foi o primeiro a implantar o processamento eletrônico de dados em sua empresa e em 1995 foi auditor do Instituto da Previdência Social.

O contador iniciou sua trajetória no CRC-RO, como vice Presidente de Registro, em (1998 a 2001) foi eleito presidente do CRCRO. Como presidente do CRCRO, inspirou a primeira Campanha de Doação de Sangue em nível nacional e o Encontro das Mulheres Contabilistas em âmbito estadual, de (2002 a 2005) Conselheiro do CFC.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS