Prefeitura realiza evento alusivo ao Dia de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

Prefeitura realiza evento alusivo ao Dia de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

Prefeitura realiza evento alusivo ao Dia de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Centros de Apoio Operacional (Caop), da Promotoria da Cidadania, do Ministério Público Estadual (MPE), realiza nesta sexta-feira, 14, o “Projeto Melhor Idade”, uma atividade alusiva ao “Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa”, que transcorre no sábado, 15. O evento ocorrerá das 08h às 13h, no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Tiradentes (avenida Amazonas), na zona leste de Porto Velho.
O projeto tem o objetivo de promover momentos de lazer e conscientização dos idosos, no intuito de desenvolver a autoconfiança, a autoestima e a socialização, por meio de atividades grupais, além da integração com a rede de atendimento à pessoa idosa e divulgação das medidas de proteção como o telefone Disque 100, da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, bem como os serviços desenvolvidos pelos órgãos envolvidos na campanha. “Enquanto poder público, nossa missão é implementar políticas, no âmbito da assistência social, visando a garantia de direitos e a promoção do desenvolvimento humano na perspectiva da universalização dos direitos e da redução das desigualdades sociais no universo da família e da sociedade, com a finalidade de fazê-la entender o que é a violência contra a pessoa idosa, como ela se manifesta e, ainda, incentivar a comunidade a denunciar aos órgãos competentes situações de violação dos direitos desse segmento social”, afirmou a secretária Josélia da Silva, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A secretária lembrou ainda que a violência, não só física como também a psicológica, atinge os idosos de todas as faixas econômicas. Na maioria das vezes, a agressão vem de pessoas da própria família ou próximas a eles. O abandono nos asilos, a falta de carinho, a pressão psicológica e o descaso são formas de agressão que muitas vezes passam despercebidas. O abuso é geralmente praticado por pessoas nas quais os idosos depositam confiança: familiares, vizinhos, cuidadores, funcionários de banco, médicos, advogados, etc. A vítima é frequentemente do sexo feminino, com mais de 75 anos e vive com familiares. O perfil mais comum é o de uma pessoa passiva, complacente, impotente, dependente e vulnerável. Essas pessoas costumam ser solitárias e isoladas, podendo apresentar depressão e uma baixa estima reforçada por Por outro lado, o agressor também tende a apresentar baixa estima e projetar a responsabilidade de suas ações, assim como de suas frustrações, sobre terceiros, possuindo temperamento explosivo e incapacidade para controlar seus impulsos, compreender e encarar situações. O perfil básico desse tipo de agressor é um adulto de meia-idade, geralmente um filho, em geral financeiramente dependente da vítima e com problemas mentais e/ou dependente de álcool ou de drogas.

No Brasil, 65% dos idosos consideraram maus-tratos a forma preconceituosa como são tratados pela sociedade em geral: as baixas aposentadorias, os desrespeitos que sofrem no transporte público e a falta de leitos hospitalares para idosos. No nível doméstico, só é relatado como abandono por partes das famílias.

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS