A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou com grande sucesso a campanha de vacinação contra a gripe. Assim afirma Ivo Barbosa, responsável do setor de Imunização da Semusa. A campanha foi realizada entre os dias 15 a 25 de abril, mas como os números atingidos estavam abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde para os estados, também em Porto Velho, a vacinação continuou até ao final do mês de maio. “Com um trabalho de mobilização e informação conseguimos alcançar a meta proposta para as faixas etárias e para os públicos-alvo apontados pelo Ministério da Saúde. A meta mínima era de 80%, mas avançamos para muito além disso e alcançamos 57.000 habitantes do nosso município, o que equivale a 107% do que foi proposta originalmente”, explicou Barbosa.
Os públicos-alvo são gestantes, idosos, crianças de 6 meses até idade inferior a dois anos, indígenas e profissionais de saúde. Além desses, em Porto Velho, os encarcerados foram também colocados como grupo a ser atendido com a vacinação contra a gripe, de forma que o trabalho ainda avança no município, mas apenas voltado para dois grupos-alvo específicos: os encarcerados e as crianças com menos de dois anos de idade. Nos presídios, esperava-se alcançar 3.900 apenados por meio dos serviços da equipe de dez agentes do município que, em cooperação com as equipes que a Secretaria Estadual de Saúde (Sejus), dispõe, estão trabalhando nos complexos ligados aos presídios de Porto Velho.
Quanto a segunda dose da vacina para as crianças, elas estão sendo feitas ainda nas Unidades Básicas de Saúde, ou como são mais conhecidas, nos postos de saúde. O período corresponde ao período exigido de trinta dias para que a segunda dose seja ministrada às crianças, de forma que a vacinação da segunda dose continuará até o dia 29 de junho, em que se espera que, pelo menos, 8.500 crianças, da área urbana e dos distritos sejam atendidos.
“Nosso trabalho tem atingido os objetivos. Nos distritos a vacinação alcançou os ribeirinhos por meio das visitas das equipes de Planejamento da Saúde da Família (PSF), assim como toda a área rural. Na área urbana temos avançado para além das nossas metas e agora estamos encerrando com a vacinação dos encarcerados e com a segunda dose para as crianças. Portanto, podemos afirmar que a vacinação contra a gripe em Porto velho tem tido grande sucesso”, afirmou o chefe do setor de Imunização.