Obras da Rua da Beira serão retomadas e prefeitura não decide se entrega obras dos viadutos ao DNIT

Obras da Rua da Beira serão retomadas e prefeitura não decide se entrega obras dos viadutos ao DNIT

Obras da Rua da Beira serão retomadas e prefeitura não decide se entrega obras dos viadutos ao DNIT

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A audiência realizada nesta segunda-feira (03.06) no Plenário da Câmara de Vereadores de Porto Velho atingiu avanços significativos na questão dos viadutos.
O prefeito Mauro Nazif (PSB) obedeceu à convite e fez algumas explanações sobre a atual situação das obras e enfrentou duras críticas dos vereadores que querem a devolução das obras dos viadutos ao DNIT.
Por enquanto, Nazif ainda não sabe se entrega ou fica com a obra e disse que vai esperar o dia 13 de junho, último dia do prazo dado pelo DNIT para a entrega do relatório com o cumprimento das exigências do Governo Federal para que o Município fique com a obra.
O vereador Everaldo Fogaça (PTB) foi um dos que pediu ao prefeito a devolução da obra para o Governo Federal. “A Prefeitura não tem condições técnicas para acabar a obra. Tenha humildade, devolva-a ao DNIT. Comece a olhar mais pelos buracos da cidade e principalmente pelos distritos que estão abandonados”, frisou.
De positivo mesmo na audiência foi o anúncio do prefeito sobre a recuperação da rua da Beira, um dos principais problemas do “entorno” dos viadutos e que é alvo de reclamação diária de moradores, motoristas e empresários. A rua da Beira, segundo Nazif, será recuperada e asfaltada em todo o seu trecho crítico.
TECNOLOGIA
As desconfianças da Câmara sobre o Município no reinício das obras dos viadutos ficaram mais acentuadas após o discurso do engenheiro Cláudio Roberto, que compõe a comissão técnica encarregada daquelas obras.
Segundo ele, a Prefeitura não possui logística, um corpo técnico necessário para dar conta dos estudos necessários para a retomada do empreendimento. Ele chegou a dizer que os viadutos estão com vários erros estruturais e alguns serviços terão que ser refeitos pela empresa que ganhar a licitação.
VEREADORES
Foram vários os vereadores que se manifestaram à ideia da Prefeitura manter a responsabilidade pela obra dos viadutos. Um deles, o vereador Aélcio da TV (PP) disse que “se sente profundamente arrependido de ter ido a Brasília, na reunião com o DNIT que passou a responsabilidade dos viadutos para a Prefeitura de Porto Velho”.
“Fui lesado na minha boa fé. Não vejo necessidade da gente está aqui brigando com a Prefeitura para que ela termine essa obra”, disse Aélcio bastante contrariado.
O vereador Dim Dim (PSL) questionou se a Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais (Sempre) tem condições de fiscalizar as obras dos viadutos. Segundo ele, de nada adianta a responsabilidade passar pelas mãos do município se ela não for fiscalizada. “Na semana passada, o ex-secretário da SEMPRE esteve aqui e disse que a SEMPRE não tem pessoal e competência para fiscalizar as obras do Governo Federal”, ressaltou.
Já o vereador Jair Montes (PTC) questionou sobre o porquê do prefeito não ter aberto a caixa preta da administração passada. Para o vereador, Mauro está sendo alvo de muitas críticas por problemas da administração passada, mas mesmo assim continua “carregando o pepino em suas costas”.
O procurador federal Reginaldo Trindade, que foi um dos convidados da audiência pública disse que o Caso dos Viadutos é complexo e que o prefeito Mauro Nazif (PSB) terá que ter muita consciência sobre a decisão política e que ao assumir o cargo, ele sabia das responsabilidades e dos problemas do Município. “O prefeito não pode alegar falta de conhecimento da situação”, frisou.
O prefeito foi para Câmara com todo seu “staf” de secretários e adjuntos e cargos comissionados para lhe acompanhar na Câmara de vereadores.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS