O Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância (CAOP-Infância), realizou na manhã desta terça-feira, dia 4 de junho, o Seminário “Crianças Vítimas de Agressão, a Proteção Integral e o Dever de Notificação das Violações de Direitos”, alusivo ao Dia Internacional da Criança Vitima de Agressão. O evento foi dirigido a profissionais da área de saúde.
Durante o seminário, a pediatra Maria das Graças Guedes de França, integrante da Sociedade Brasileira de Pediatria, proferiu palestra sobre a “Importância dos profissionais de saúde notificarem os casos de crianças vítimas de agressão, sintomas visíveis e comportamentais indicativos de vítimas de violência”.
Maria das Graças informou que a Sociedade Brasileira de Pediatria, em parceria com a representação estadual da entidade em São Paulo, disponibiliza um manual de orientação aos profissionais de saúde para atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência. “A violência contra crianças e adolescente é um problema de saúde pública”, alertou a médica.
A representante do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), Rita de Cássia, proferiu palestra sobre a “Responsabilidade dos médicos em notificar os casos de crianças e vítimas de agressão”. Ela elogiou a iniciativa do Ministério Público de Rondônia de promover o seminário e discutir o Conselho na importante discussão sobre a questão da agressão a crianças e adolescentes. “Isso significa chamar a classe médica para refletir para sua responsabilidade no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de agressão”.
O seminário contou com a participação da diretora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (CAOP-infância), Promotora de Justiça Tânia Garcia Santiago; da diretora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOP-Saúde), Promotora de Justiça Priscila Matzenbacher Tibes Machado; do Promotor de Justiça da Infância Marcos Tessila; do Secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel; do secretário adjunto da Saúde, Carlos Maiorquim; do secretário adjunto da Saúde em Porto Velho, Francisco Matias de Azevedo, e do representante da Secretaria de Estado de Assistência Social, Francisco Matias de Azevedo.