Formada pela Unifesp (Escola Paulista de Medicina), a enfermeira Flávia Vernaschi Lima, além de ter mais de 17 anos de experiências em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Resgate em São Paulo, é colaboradora do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, desde 2009. Ela passa a integrar o NAQH/JP II, e será uma facilitadora dos vários cursos que serão disponibilizados por hospitais de excelência através de vídeo conferência, entre eles, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia; Hospitais: Sírio-Libanês, Albert Einstein, Samaritano, Alemão Oswaldo Cruz, Moinhos de Vento e Hospital do Coração.
O João Paulo II é o 13º pronto socorro brasileiro a integrar o Programa S.O. S Emergências do Ministério da Saúde, que objetiva melhorar a gestão, reduzir o tempo de espera e ampliar a infraestrutura. Cada unidade que integra o Programa, conta com a implantação do Núcleo de Acesso a Qualidade Hospitalar, que são responsáveis pelo diagnóstico das principais dificuldades relacionadas a porta de entrada de emergência, apontando as medidas a serem adotadas. O núcleo é formado por representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde, do hospital e do próprio Ministério da Saúde, através da Apoiadora Matricial, Carmem Lúcia.
Vídeo conferência
Já foram instalados no auditório do João Paulo II, os equipamentos de vídeo conferência doados pelo Hospital Sírio Libanês. De acordo com o diretor geral da unidade, Carlos Alberto Caieiro, os equipamentos serão para uso exclusivo dos servidores do hospital, que receberão treinamentos e capacitações dos hospitais de excelência.
Outro setor que também foi contemplado com equipamento de vídeo conferência, foi a sala de prescrição médica. “Esta é uma proposta do Ministério da Saúde que tem como objetivo primário, promover a capacitação técnica, cursos, palestras e informes gerais do Ministério, direcionado exclusivamente à classe médica”, observou Caieiro.