Monitoramento do mercúrio capacita equipes da saúde família
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
![]() |
Os técnicos da saúde também irão colaborar na prevenção do acúmulo do mercúrio na população, informando os alimentos que podem oferecer risco do aumento do mercúrio no organismo. Além das capacitações, a equipe do Hidrobiogeoquímico visitou os moradores de Jirau, do Reassentamento Rural Coletivo e também os garimpeiros que atuam na área de influência do empreendimento, onde foram distribuídas cartilhas educativas contendo informações básicas sobre o mercúrio. Nesta oportunidade, foram entregues os resultados da última campanha e feitas novas coletas em mais voluntários.

Para o coordenador do Programa, Professor Luiz Fabrício Zara, o repasse dessas informações para os agentes que se encontram dentro da comunidade é importante devido o contato direto com a população. Ele explica que as equipes atuam no controle de doenças básicas e em atividades preventivas e por isso a população terá acesso aos dados de forma simplificada. “As informações serão repassadas de forma mais prática e constante, os dados dos estudos ficarão acessíveis a todos na comunidade”, conclui Zara.
Dos resultados já obtidos pela equipe de campo do Programa, foi constatado que os níveis de mercúrio encontrados são normais; no entanto, é necessário que a população tenha conhecimento das medidas que devem ser tomadas para evitar que este nível aumente.
Programa
As ações do Programa são executadas pela equipe formada por especialistas da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade de Campinas (Unicamp). A equipe realiza pesquisas, com voluntários, para os estudos de saúde humana que acontecem periodicamente com avaliação clínica, médica, neurológica, neuropsicológica e dosimetria de mercúrio. São aplicados questionários sobre as questões socioculturais, hábitos alimentares e estilo de vida dos participantes.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!